Ao menos 2,6 internos do sistema prisional de Santa Catarina se inscreveram para realizar as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2019. Nesta quarta-feira (11), eles enfrentam o segundo dia de provas. O primeiro teste foi aplicado durante a terça-feira (10).
Continua depois da publicidade
O exame ocorre dentro dos presídios, em 41 unidades prisionais do Estado. O número de candidatos representa um acréscimo de 11% em relação ao ano anterior. As informações são do Departamento de Administração Prisional de SC (Deap). Ainda não foi contabilizado o número de abstenção.
De acordo com o edital, as provas são aplicadas por uma empresa terceirizada, contratada pelo Inep. A rotina dos presos foi alterada durante os dois dias de exame, já que algumas medidas de segurança precisaram ser reforçadas.
Entre os estabelecimentos prisionais com maior número de inscritos estão o Complexo Penitenciário do Estado (Cope) em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis e a Penitenciária Feminina de Criciúma, no Sul do estado. Cada uma as unidades tem 175 presos inscritos. Em Chapecó, no Presídio Regional, são 170 candidatos e na Colônia Penal Agrícola de Palhoça, 160.
Leia também: Número de pessoas com tornozeleira aumenta 68 vezes em três anos em SC
Continua depois da publicidade
Provas
No primeiro dia de prova, os candidatos realizaram a redação e responderam questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias. Neste segundo dia de exame são aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Unidades prisionais com mais inscritos
– Complexo Penitenciário do Estado (Cope), São Pedro de Alcântara: 175
– Penitenciária Feminina de Criciúma: 175
– Presídio Regional de Chapecó: 170
– Colônia Penal Agrícola de Palhoça: 160
– Presídio Regional de Itajaí: 144
– Penitenciária Sul Criciúma: 126