Uma corrida remota foi a saída para os organizadores da prova de triatlo extremo que é realizada na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. Então previsto para o dia 13 de dezembro, o Fodaxman prova foi transferido para 11 de dezembro de 2021. Com a mudança significativa da matriz de risco da Covid-19 em Santa Catarina nas últimas semanas, e em alinhamento com as autoridades sanitárias, a organização adotou pelo adiamento da prova.

Continua depois da publicidade

> Governo de SC estima vacinar menos de 40% da população em 2021

Por isso os atletas tiveram uma prova em formato virtual, entre os dias 5 e 13 de dezembro. Apenas os atletas inscritos puderam encarar os 4.000 m de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida, e acumulando a altimetria da prova.

> SC planeja ter vacina contra a Covid-19 em janeiro e reserva R$ 300 milhões para comprar doses

– Os atletas cumpriram as três modalidades, de forma única ou distribuída, em um dia ou em vários dias. A única regra era completar as atividades, inclusive com os 3.650 metros de subida do ciclismo e a corrida com 1.250 de altimetria. Teve atleta que fez todo indoor ou tudo num só dia, ainda que pudesse ser distribuído e realizada da maneira e percurso que melhor conviesse – explica Rafael Pina, um dos organizadores .

Continua depois da publicidade

Calendário mundial

Na edição do ano passado o Fodaxman Extreme Triathlon integrou o calendário da Xtri World Tour, que reúne provas de triatlo extremo em todo o mundo, como prospect race (prospecção). Após o adiamento, a edição de 2021, marcada para 11 de dezembro, será a primeira como integrante da programação do circuito mundial.