A prova mais tradicional do kart brasileiro vai testar a resistência de pilotos e equipamentos a partir das 11h, no kartódromo do Beto Carrero World, em Penha. Criada para ser uma brincadeira de final da temporada, as 500 milhas da Granja Viana chega a sua 16ª edição com rivalidades apenas dentro da pista.
Continua depois da publicidade
A principal delas já foi observada durante os treinos e tiveram seu primeiro capítulo na formação do grid de largada. A equipe Slice Fittipaldi, campeã em 2011, garantiu a pole com o piloto Felipe Guimarães, a frente de Rubens Barrichello, da equipe que leva o seu nome. No ano passado, Christian Fittipaldi e companhia venceram a prova em 11h39min, com apenas três segundos de vantagem sobre o time de Rubinho.
E tempo não irá faltar para o público acompanhar o desempenho de pilotos com serviços prestados ou aqueles que ainda buscam o seu espaço nas pistas. A prova tem duração máxima de 12 horas e colocará à prova a habilidade de pilotos estrangeiros como o veterano Emanuelle Pirro (ex-F-1) e o jovem Davide Valsechi (GPS Series), ambos italianos, além da bela Carmen Zordá, da Espanha.
Os brasileiros também tem seus representantes famosos. Nelsinho Piquet, Enrique Bernoldi, Ricardo Zonta são três ex-pilotos da F-1 que estarão na pista. O futuro verde amarelo na principal categoria do automobilismo também está em Penha, representado por Felipe Nasr (GP2). E a FS Racing é a equipe 100% catarinense, com os pilotos Leonardo Nienkotter, Luiz Bonatti, Juliano Rigon e Yukio Duzanovski.
Continua depois da publicidade
– Apesar da nossa estrutura ser inferior as principais equipes, vamos brigar por um lugar no pódio, pode escrever – aposta Nienkotter.
Como toda brincadeira que se preze, as 500 milhas tem ainda seus convidados. Os atores Marco Breda e Marcelo Anthony toparam o convite e representam a equipe Betto Carrero. Os jornalistas que cobrem o evento também formaram outra equipe. Afinal, após quase 12 horas de prova, o que vai valer é o show de velocidade e a descontração no pódio.
Entenda as 500 milhas:
Largada: em estilo Le Mans, a partir das 11h.
Chegada: entre 21h30min e 22h
Duração da prova: 700 voltas ou tempo máximo de 12 horas.
Equipes: são compostas por no mínimo dois pilotos, e no máximo 10.
Parada: uma de 15 minutos é obrigatória e precisa ser feita até a nona hora de prova. Outras sete, de três minutos cada, também estão programadas. A cada parada é necessário trocar o piloto.
Continua depois da publicidade
Combustível: com tanque cheio, autonomia para 1h10min.
Motores: Honda, com 13 HP (até 100 km/h)
Vencedores em 2011: equipe Fittipaldi, com Christian Fittipaldi, Vitor Meira, Cesar Ramos, Roger Rieger, John Louis, Gabriel Dias e George Ramos, com o tempo de 11h39min.
Favoritos para 2012: equipes Slice Fittipaldi, liderada por Christian Fittipaldi e Vitor Meira, e Barrichello, capitaneada por Rubens Barrichello, Felipe Giaffone e Bia Figueiredo.
Fique de olho: na equipe catarinense FS Racing, com Leonardo Nienkotter, Luiz Bonatti, Juliano Rigon e Yukio Duzanovski e nos pilotos estrangeiros, como os italianos David Valsecchi (GP Series) e Emanuelle Pirro (ex-F-1), e a espanhola Carmen Zorda.
Continua depois da publicidade
Como assistir
O ingresso é adquirido na troca por um brinquedo em postos de troca espalhados por Penha, Balneário Camboriú, Blumenau, Joinville e Curitiba.
Postos de troca: Lojas Tony Center, Academia Wave, Parque Unipraias Balneário Camboriú, Big Bal. Camboriú, Big Blumenau, Norte Shopping Blumenau, Shopping Mueller Joinville, Shopping Palladium Curitiba, Shopping Estação Curitiba e departamento comercial do Parque Beto Carrero World.
A entrada no Parque Beto Carrero World também dá acesso para o evento pelo interior do parque. Já o acesso ao evento não possibilita a entrada na área de brinquedos do parque.
Continua depois da publicidade