O primeiro dia de Copa do Mundo no Brasil chega ao fim com uma vitória brasileira na estreia contra a Croácia, mas também com protestos contra o Mundial nas principais cidades do país. Relembre abaixo cinco momentos marcantes desta quinta-feira:
Continua depois da publicidade
Leia todas as notícias sobre Copa do Mundo
Confira a tabela completa da Copa do Mundo
– Protestos
Continua depois da publicidade

Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS
No início da tarde, uma sequência de manifestações contrárias à Copa do Mundo ganhou as ruas nas principais capitais brasileiras. Em Porto Alegre, cerca de mil pessoas – segundo as forças de segurança – iniciaram o protesto em frente à prefeitura e seguiram por ruas da área central da cidade.
No caminho, prédios públicos e privados foram pichados e tiveram vidraças apedrejadas, sobretudo agências bancárias. Manifestantes incendiaram contêineres de coleta de lixo e oito pessoas acabaram detidas, além de sete adolescentes apreendidos. A Brigada Militar chegou a usar bombas de efeito moral. Dois policiais ficaram feridos.
Em São Paulo, houve vandalismo na Zona Leste e duas jornalistas sofreram ferimentos leves por estilhaços de bombas lançadas pela Polícia Militar. No Rio de Janeiro, manifestantes bloquearam vias em Copacabana. Em Belo Horizonte, pelo menos quatro manifestantes foram presos e um fotógrafo ficou ferido.
Continua depois da publicidade
– Abertura

Foto: Dimitar Dilkoff / AFP
Uma apresentação simples e rápida. Assinada pela diretora belga Daphne Cortez, a cerimônia apresentou a natureza, a música, a dança e o futebol no Brasil. Pouco empolgou. O jornal argentino Olé citou que apenas a aparição das cantoras Cláudia Leitte e Jennifer Lopez, que, junto com o rapper Pitbull, cantaram a música oficial da Copa We Are One, “salvou” o que seria um “papelão”.
Promessa de ser um dos momentos mais emocionantes do evento, o pontapé inicial protagonizado por um paraplégico passou quase despercebido. O equipamento que foi acoplado a um jovem portador de deficiência custou R$ 33 milhões e foi financiado pelo governo federal. A televisão mostrou rapidamente o toque na bola.
– Gol contra

Foto: Pedro Ugarte / AFP
A festa e a motivação dos brasileiros em todos os cantos do país antes da partida contra a Croácia quase foram por água abaixo. Aos 10 minutos, Olic cruzou da esquerda, Jelavic furou e a bola apenas encostou no pé de Marcelo, resvalando para o gol de Julio César.
Continua depois da publicidade
Era o primeiro gol da Copa e o primeiro contra a própria meta do Brasil na história dos Mundiais. Em 1998, a Seleção foi salva de um empate com a Escócia também com um gol contra.
– O japonês e a virada

Foto: Adrian Dennis / AFP
O Brasil empatou com um chute de canhota de Neymar ainda no primeiro tempo. A segunda etapa apresentava pouco futebol e muito estudo entre as equipes até o lance capital da partida acontecer aos 25 minutos. Oscar lançou Fred na área, o centroavante dominou e, ao sentir a aproximação do zagueiro, se jogou.
O árbitro Yuichi Nishimura, o mesmo do confronto com a Holanda que eliminou o time de Dunga em 2010, assinalou pênalti. Neymar bateu e decretou a virada no placar. Mesmo sob pressão, no final da partida o Brasil encontrou o terceiro gol com Oscar. O jornal argentino Olé não perdeu tempo e publicou a manchete: “Ganhou por roubo”.
Continua depois da publicidade
– As fan fest

Foto: Isadora Neumann / Agência RBS
Enquanto em cidades como Rio de Janeiro, Natal, Belo Horizonte e Manaus os locais que receberam as festas oficiais da Copa estiveram praticamente lotados, na capital gaúcha a participação foi tímida. Cerca de 7 mil pessoas se reuniram no Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre, durante a partida. Antes e depois dela, o espaço ficou esvaziado. Na programação, shows com bandas tradicionalistas.
Mesmo assim, não faltou a presença de estrangeiros. Mexicanos, chineses, colombianos, escandinavos, argentinos, uruguaios, chilenos… todos no mesmo ritmo. As fan fest ocorrem em todas as cidades-sede da Copa, gratuitamente, ao longo do Mundial. Na agenda, apresentações musicais para todos os gostos.