Um grupo de pessoas colocou fogo em pneus, colchões e outros objetos nas cercanias do viaduto da Chico Mendes, na região continental de Florianópolis, por volta de 19h desta segunda-feira. As barricadas foram montadas em uma rua que passa embaixo da BR-282, a Via Expressa, e deixaram o trânsito bloqueado por alguns minutos na rodovia federal no sentido da Ponte Pedro Ivo Campos – o sentido contrário teve lentidão no tráfego de veículos. A região do viaduto da Chico Mendes também ficou com o trânsito completamente interrompido. Ninguém foi detido pelos atos.
Continua depois da publicidade
Neste momento a situação já está normalizada, garante a PM. Dentro da comunidade, no entanto, moradores relatam um clima tenso, inclusive com relatos de tiros.
Segundo a Polícia Militar (PM), não ocorreram assaltos ou arrastão de criminosos na região, como chegou a circular em grupos de WhatsApp. O protesto ocorreu em função da morte de um adolescente de 16 anos, baleado pela PM, na madrugada de domingo na comunidade Chico Mendes, no bairro Monte Cristo.
De acordo com o tenente-coronel Sandro Cardoso da Costa, comandante do 22º Batalhão da PM, um grupo de pessoas colocou fogo nos objetos pouco antes das 19h. Como havia tráfego intenso na região, muitos motoristas se assustaram e trafegaram na contramão, o que acabou se alastrando pelos aplicativos de mensagens também com a falsa informação de ocorrência de arrastões.
Continua depois da publicidade
— Não teve nada de arrastão, isso é falso. Foi um grupo de criminosos que colocou fogo em entulhos ali perto do viaduto. A situação já está normalizada — afirma Costa.
Segundo episódio de tensão em menos de 24 horas
As barricadas montadas embaixo do viaduto da Chico Mendes foram o segundo episódio de tensão na região em menos de 24 horas. Tudo isso depois que um adolescente de 16 anos morreu na manhã de domingo (15), após ser atingido por tiros na comunidade.
Segundo a PM, houve confronto com a polícia e o rapaz foi atingido. Uma pistola que estaria com o jovem foi apreendida. Um parente da vítima, porém, diz que ele não estava armado e que policiais já teriam chegado atirando ao local.
Continua depois da publicidade
Horas depois, já na noite de domingo, houve confronto de homens que colocavam fogo em colchões no viaduto e policiais militares. O segundo fato foi às 23h30min. De acordo com o relatório da PM, ao atender a ocorrência os policiais viram dois homens com pneus nas mãos fugindo para a Chico Mendes.
A PM afirma que a guarnição fez incursão e foi recebido a tiros. Houve chamado de apoio e nova ação no local. Um adolescente de 15 anos com passagem por tráfico foi apreendido, além de uma pistola calibre 45, maconha e uma balança.