Com faixas, cartazes e gritando palavras de ordem, um grupo de aposentados e representantes da Federação das Associações de Aposentados, pensionistas e Idosos de Santa Catarina (Feapesc) protestou na manhã desta quinta-feira em frente a agência central do INSS, no calçadão da Felipe Schmidt na Capital, que permanece fechada durante todo o dia.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

Os manifestantes pedem o retorno do Ministério da Previdência, que passou a ser uma secretaria especial no Ministério da Fazenda no Governo Temer.

De acordo com o secretário de comunicação do Feapesc, Agostinho Luiz Schiochetti, em Santa Catarina existem 1,3 milhão de aposentados, que também serão prejudicados:

Continua depois da publicidade

— Em Florianópolis sao 70 mil aposentados que movimentam o comércio. Todos trabalharam a vida toda.

Segundo Augustinho, a preocupação maior é que a previdência seja privatizada, prejudicando ainda mais os direitos dos aposentados. Ele explica que como Secretaria fica mais difícil a negociação.

O presidente da Feapesc, Iburici Fernandes, acredita que com a mobilização o ministério pode voltar:

— Quando Temer acabou com o Ministério da Cultura, alguns artistas ocuparam as redes sociais e a mídia e conseguiu trazer o Presidente a razão. Somos mais de 33 milhões de aposentados no país. Acabaram com o Ministério da Previdência e isolaram totalmente os trabalhadores, os aposentados e pensionistas que terão que negociar com um burocrata técnico de finanças. Queremos de volta o que nos pertence — disse.

O INSS informou que as pessoas que não conseguiram ser atendidas serão reagendadas sem prejuízo para os segurados.

Continua depois da publicidade