A manifestação política em Joinville lotou a praça da Bandeira na tarde deste domingo. Conduzidos por um trio elétrico, os protestantes seguiram em passeata pela rua Dona Francisca e retornaram pela avenida Beira-rio entoando paródias de marchinhas de Carnaval que pediam impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Polícia Militar, 3 mil pessoas participaram da manifestação. Já o representante do movimento Brasil Livre, Wilian Tonezi acredita que o número de manifestantes ultrapassou a marca de 5 mil. A estimativa da PM é feita por meio das câmeras de segurança e do helicóptero Águia.
A segurança foi mantida durante todo o percurso por 73 policiais militares, com apoio da cavalaria e da Companhia de Patrulhamento Tático (CPT). Nenhuma ocorrência foi registrada durante o protesto.
– Ficamos satisfeitos com a participação da cidade. A gente esperava 7 mil pessoas, mas mesmo assim lotamos a avenida Beira-rio. Teve menos participação do que no protesto de março e mais do que no de abril – comemora Tonezi.
Continua depois da publicidade
Veja como foram os protestos em SC e pelo País
Movimentos distintos participaram do protesto, que encerrou por volta das 17 horas. Entre as pessoas que reivindicavam mudanças vestindo verde e amarelo e segurando bandeiras do Brasil, representantes do movimento Sul É o Meu País se destacavam com faixas e camisas azuis, enquanto outros joinvilenses pediam intervenção militar.
Uma longa fila também se formou no meio da multidão para o recolhimento de assinaturas para a cobrança de medidas contra a corrupção.
Os organizadores abriram o microfone para os protestantes. Entre eles, uma jovem reclamava do corte no financiamento no ensino superior, porém a maioria mencionava a corrupção e enfatizava a necessidade de troca de liderança no Governo Federal.
Continua depois da publicidade