Um protesto de professores e funcionários administrativos grevistas no Instituto Federal de SC barrou a entrada de estudantes em Florianópolis nesta quinta-feira. Pela manhã, uma barreira impediu o acesso ao prédio e deixou alunos apreensivos. Uma viatura da Polícia Militar chegou a ser acionada, mas até as 9h nenhum policial havia chegado ao local.

Continua depois da publicidade

Na frente do prédio, que fica na Avenida Mauro Ramos, no Centro, um arame farpado chegou a ser colocado. Segundo os professores, era apenas um símbolo da resistência dos grevistas.

Uma reunião entre o comando de greve, a direção do IF-SC e representantes dos estudantes estão reunidos em uma reunião desde as 9h para solucionar o impasse. Segundo a direção, as aulas foram canceladas no período da manhã em função do protesto. Ainda não está claro o que deve ocorrer no período da tarde.

Mais cedo, centenas de estudantes foram barrados de entrar no prédio. Segundo eles, a informação de que haveria uma paralisação nesta quinta-feira. Matheus Pivetta Gonçalves, 18, ficou sabendo por amigos que o IF-SC estava fechado logo cedo:

Continua depois da publicidade

– Os professores alegaram que não vão entregar notas e estamos com medo de perder o semestre – desabafou.

Professores e estudantes discutiram

Foto: Guto Kuerten/Agência RBS

A greve foi oficializada na Capital catarinense no último dia 17. O manifesto dos grevistas em Florianópolis integra um movimento nacional que busca pressionar o governo federal por reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

Os servidores públicos nacionais reivindicam reajuste emergencial de 22,08%, estabelecimento da data-base, a reestruturação da carreiras e a melhoria nas condições de trabalho.

Continua depois da publicidade

A categoria reivindica também a reestruturação das carreiras técnicas e dos docentes, a democratização das relações de trabalho e a aprovação da carga horária de 30 hora para os técnicos administrativos.

De acordo com o IF-SC, a instituição tem cerca de 1,6 mil servidores e distribuída em 19 campi de Santa Catarina.