Representantes de empresas de transporte de turismo da Grande Florianópolis, que trabalham com ônibus, vans e carros executivos, fizeram protesto nesta quarta-feira na Capital. Cerca de 70 veículos partiram em caravana do Sul Ilha, desde a região do Aeroporto Hercílio Luz, e seguiram em direção ao Centro, até as imediações do Ticen. Com isso o trânsito ficou prejudicado em diversos pontos da cidade.
Continua depois da publicidade
Segundo um dos organizadores, o empresário Mário César Ferreira, a categoria cobra reunião com prefeito Gean Loureiro para tratar da regulamentação dos aplicativos de transporte.
— É o descaso da prefeitura com nossa categoria. O prefeito deixando a desejar. Estamos sem fiscalização, com transporte escolar fazendo transporte de turista, o que é proibido por lei. Falta estacionamento para embarque e desembarque de passageiros, principalmente em frente a hotéis e locais estratégicos. A prefeitura não vê o turismo como a gente vê. A Ilha nao vive só de natureza. O turismo é só 60 dias do ano? — questiona Ferreira.
Ele deixa claro que não é contra os aplicativos de transporte, mas pede que seja regulamentado como os demais serviços.
— A gente não quer a extinção do Uber, mas queremos que eles trabalhem de igual para igual. A gente paga impostos, queremos que eles paguem também. E que eles tenham as mesmas exigências com seguros, vistorias e listas de passageiros. Se eles estão transportando passageiros, é a mesma coisa. Vale para todos. E a prefeitura não está fazendo isso, a Câmara não faz nada, a gestão anterior também não fez — reclama o empresário.
Continua depois da publicidade
A categoria promete fazer um ato por semana enquanto não for recebida pela prefeitura de Florianópolis.