O protesto realizado quinta-feira à noite contra o aumento da passagem do transporte coletivo terminou em violência no Terminal da Fonte. Pelo menos três ônibus que estavam no local foram danificados, mas a Polícia Militar (PM) não registrou nenhum ferido.
Continua depois da publicidade
O protesto foi organizado pelo Facebook e reuniu um grupo de aproximadamente 70 pessoas. Eles se encontraram em frente à prefeitura no fim da tarde e caminharam pela rua Sete de Setembro até o terminal, ocupando as quatro pistas da via. Lá os ônibus ficaram impedidos de sair. Foi quando se iniciou o confronto com a polícia. Até o fechamento desta edição quatro pessoas tinham sido detidas pela PM, mas buscas ainda estavam sendo realizadas no entorno do terminal à procura de outros suspeitos de vandalismo.
A partir de sábado a tarifa passará dos R$ 2,75 para R$ 3. A compra de créditos com o preço antigo pode ser feita até às 19h de hoje nos terminais ou na central de atendimento do Consórcio Siga que fica no Shopping Neumarkt. O limite de crédito no vale-transporte é de 100 vezes o valor da tarifa. As empresas que têm boletos em aberto deverão quitá-los até hoje diretamente no consórcio.
O reajuste foi anunciado dia 28 de fevereiro pelo Seterb. Desde então cartazes foram fixados nos ônibus para avisar os usuários sobre a mudança. As despesas com folha de pagamento e com a compra de combustível foram os principais argumentos usados pelo órgão municipal para o reajuste de 9,09% _ acima dos 5,91% da inflação do ano passado. Até ontem o Siga ainda não havia se manifestado sobre o aumento.
Continua depois da publicidade