Metalúrgicos do ABC Paulista realizam protestos nesta terça-feira contra demissões por causa da crise econômica. O sindicato da categoria organizou três atos para divulgar suas propostas no combate à crise. São elas a facilitação do crédito, redução da taxa Selic e do spread bancário, incentivo às exportações, redução dos preços, ampliação do mercado interno e manutenção do emprego.
Continua depois da publicidade
Entre os manifestações de hoje, trabalhadores realizaram passeata em São Bernardo do Campo e 900 empregados das empresas Delga e Engemet entraram em greve em São Paulo como protesto às demissões nas empresas. A Delga fabrica cabine de ônibus, peças estampadas e outros produtos. A Engemet produz barras e rolos de aço para construção mecânica em geral, trefilados, retificados e peças usinadas.
Já na empresa Basso Componentes, os 48 trabalhadores da produção de autopeças instalada na zona oeste da capital paulista começaram a cumprir o acordo de suspensão do contrato de trabalho negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo com a empresa, e aprovado pelos trabalhadores, para garantia do emprego. O acordo vigorará por cinco meses e dá estabilidade no emprego por três meses após a volta ao trabalho.