Neste domingo, 5 de fevereiro, vai ter manifestação contra o lançamento de esgoto em mangue e rios no norte da Ilha de SC, em Florianópolis. O ato #SOSBACIADORIORATONES será a partir das 9h30min, na ponte da SC-401 sobre o Rio Papaquara, em Canasvieiras — considerado o que tem a pior situação. Comunidade local e de outras regiões, assim como turistas, são convidados a participar do evento — se chover muito no horário, será transferido e nova data anunciada posteriormente.
Continua depois da publicidade
Um dos envolvidos na mobilização é João Manoel do Nascimento, morador da Praia da Daniela e representante da União Florianopolitana das Entidades Comunitárias (UCECO) no Conselho Municipal de Saneamento Básico. Ele salienta que essa manifestação surgiu da preocupação dos moradores e pescadores, após constatarem alto nível de poluição no Papaquara, embora os rios Ratones e da Palha também precisem de atenção.
— A água do Rio Papaquara está num tom preto, quase como petróleo, e tem cheio terrível. Os pescadores nos alertaram que o rio está podre. É chocante, mas é isso mesmo o que parece — desabafa João, acrescentando que é preciso agir de forma emergencial.
O ambientalista e voluntário lembra o caso que ocorreu no ano passado com o Rio do Brás, episódio considerado já superado pela ação dos órgãos públicos. Mas ele alerta que o caso do Papaquara é mais grave, porque cerca de 4 mil pessoas moram na área sem rede coletora de esgoto.
Continua depois da publicidade
— Na região do Brás tem uma rede coletora, porém muitos moradores não estavam ligados e houve uma ação para regularizar isso. Lá a situação melhorou muito — salienta João, pedindo que os mesmos cuidados sejam dispensados ao Papaquara.