Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, com 400 mil óbitos por ano. Toda prevenção é pouca, e cientistas descobriram que o extrato de cacau pode ser muito eficaz para reduzir esses riscos.

Continua depois da publicidade

A descoberta veio de pesquisadores da Mass General Brigham, um instituto de saúde unificado dos Estados Unidos. Os pesquisadores investigavam a proteína hsCRP, que serve como marcador para risco de doenças cardiovasculares.

Durante os testes, os pesquisadores descobriram que o extrato de cacau pode ter o poder de abaixar os níveis de hsCRP. Entenda agora os resultados obtidos.

Continua depois da publicidade

Extrato de cacau

Os pesquisadores descobriram que suplementação nutricional é capaz de diminuir a inflamação natural que ocorre quando nós envelhecemos, chamada inflammaging. É por causa dessa inflamação que o risco de infarto aumenta conforme a idade, mesmo sem hábitos de risco.

Mas os flavonóides são capazes de reduzir inflamações, e entre os alimentos com maior presença de flavonóides está o Cacau. Foi então que os testes começaram.

“Nosso interesse pelo extrato de cacau e pelo ‘inflammaging’ [inflamação associada ao envelhecimento] começou com base nas reduções de doenças cardiovasculares relacionadas ao cacau”, declarou Howard Sesso, autor do estudo.

Continua depois da publicidade

Testes e resultados

Para testar a potência do cacau, os cientistas conduziram testes randomizados com 21,442 pacientes acima de 60 anos. Os resultados são impressionantes: o extrato de cacau reduziu a mortalidade por doenças cardiovasculares em 27%.

Depois, os pesquisadores fizeram exames de sangue em 598 dos participantes para investigar os marcadores de inflamação por idade. Os resultados mostraram redução em diversas proteínas do inflammaging.

Agora o time segue investigando as proteínas relacionadas à inflamação por idade, e expandindo o que se sabe sobre os benefícios alimentares dos flavonóindes.

Continua depois da publicidade

“Acreditamos que nossas descobertas destacam a importância de abordagens alimentares para doenças cardiovasculares. A suplementação não é a abordagem necessária, já que os flavanóis são encontrados não apenas no grão de cacau, mas em outros alimentos de origem vegetal, como frutas vermelhas, chá e uvas”, explicou Sesso.

Leia também

O chá “coringa” que alivia inchaço, gases, cólica e até a ansiedade

Plante em setembro, colha no verão: as 3 árvores frutíferas mais rápidas

Lista de famosos que possuem casa em Florianópolis vai de modelo a jogador

*Por Jenny Perossi