Foi concluída na manhã desta terça-feira a montagem do radar meteorológico de Lontras, no Alto Vale do Itajaí. O término da instalação se deu com a implantação da proteção do equipamento, a bola chamada radome. O serviço foi feito durante 30 minutos, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, responsável pelo radar.

Continua depois da publicidade

A primeira tentativa de instalação da bola protetora ocorreu sexta-feira passada, mas o vento impossibilitou o trabalho. A colocação da radome ocorreu pelo içamento por um guindaste. Agora, com esta etapa finalizada, o radar entra na fase de testes. Somente depois disso é que ele passará a funcionar totalmente.

O equipamento fica entre Lontras e Presidente Nereu em uma torre de concreto de 25 metros a 900 metros acima do nível do mar. A bola protetora é produzida em fibra de vidro e possui cerca de 10 metros de altura e 12 de diâmetro. A montagem foi coordenada pelo Diretoria de Projetos Especiais da Defesa Civil de Santa Catarina.

Na fase de testes, em um primeiro momento o equipamento vai funcionar por aproximadamente três dias em carga total. Quando funcionar por completo, os dados serão transmitidos para os responsáveis pelo monitoramento, que irão operar remotamente o radar.

Continua depois da publicidade