A presidente Dilma Rousseff assistiu, na noite desta quarta-feira, ao lançamento do documentário Pela Primeira Vez, produzido e dirigido por Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial de Luiz Inácio Lula da Silva durante seus dois mandatos. A exibição marcou também o retorno de Lula a Brasília depois do desaparecimento de um tumor na laringe, diagnosticado em outubro do ano passado.

Continua depois da publicidade

Com mais de uma hora de atraso, Dilma e Lula chegaram juntos à sessão de cinema, no auditório do Museu da República, e foram recebidos com palmas pelo público. Os dois estavam acompanhados pelo ex-ministro da Educação Fernando Haddad e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

O filme, produzido em terceira dimensão (3D), documenta os últimos momentos de Lula como presidente da República e os primeiros de Dilma Rousseff no posto mais alto do país.

Durante 35 minutos, a plateia, que lotou o auditório, viu o momento em que Lula passou a faixa presidencial a Dilma, a sua saída do Palácio do Planalto, a despedida junto ao povo aglomerado na Praça dos Três Poderes, o encontro emocionado com o vice-presidente José Alencar, no hospital, após a posse de Dilma e a sua diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o primeiro discurso no Congresso Nacional.

Ao final da sessão, Lula elogiou o trabalho da presidente no comando do país.

Continua depois da publicidade

– Tudo que a gente falava da companheira Dilma antes da campanha era pouco diante do que ela está fazendo – declarou.

– Estou muito emocionada – disse a presidenta depois de ver o filme.

Sem divergências

Na ocasião, Lula e Dilma afirmaram que não há desentendimento nos rumos da CPI do Cachoeira. Segundo informações de bastidores, Lula e Dilma teriam divergido quanto à escolha do relator da CPI. O ex-presidente queria o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) e a presidente Odair Cunha (PT-MG). Prevaleceu a vontade de Dilma.

Indagado se no longo encontro da tarde de terça, no Palácio da Alvorada, eles haviam acertado os ponteiros, Lula respondeu:

– Nosso relógio é suíço. Jamais ele vai ter de atrasar ou adiantar. Nós nunca temos de acertar os ponteiros.

Continua depois da publicidade

A presidente Dilma afirmou que o encontro e a conversa foram ótimos.

– Foi ótimo, a comida estava ótima.