As propostas da região de Lages para a elaboração do Plano Estadual dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes foram apresentadas nesta quinta-feira, durante o 2º Encontro dos Atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
Continua depois da publicidade
Uma das proposições é o fortalecimento dos conselhos de direito e tutelares num programa de capacitação articulado com as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e associações de municípios com a implantação da escola de conselhos.
Criação de protocolo de atendimento nos municípios, de mecanismos de participação de crianças e adolescentes na elaboração do plano, e consulta pública, por meio de plebiscito eletrônico, sobre os temas relacionados às crianças e adolescentes foram outras propostas apresentadas.
Participaram do encontro o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva, a coordenadora do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Iza Maria do Rosário Andrade, o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, Gabriel Ribeiro.
Continua depois da publicidade
Também participaram o presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Edilson Sousa, o secretário municipal de Assistência Social de Lages, José Amarildo de Farias, técnicos das áreas de assistência social e psicologia, representantes da Polícia Civil, conselhos de direitos, conselhos tutelares, entre outros.
Quatro encontros estão previstos para este ano: em Chapecó, Joinville, Forquilhinha e Balneário Camboriú. O primeiro foi realizado em Florianópolis.
Destes encontros também sairão propostas para a construção do plano. Os encontros são financiados com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) estadual.
Continua depois da publicidade