O projeto de lei que institui o Roteiro Turístico Caminhos da Baleia Franca em Santa Catarina foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (18). O texto determina que a rota deve ser incluída no mapa das regiões turísticas reconhecidas pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), além de estabelecer a criação de um passaporte turístico com informações sobre o roteiro, destacando os pontos de observação das baleias.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Após ser aprovada pelos deputados, a proposta que abrange os municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba será encaminhada para votação da redação final, antes de seguir para análise do governador Carlos Moisés (Republicanos).
De acordo com a justificativa do projeto de autoria do deputado Volnei Weber (MDB), a intenção é reforçar a divulgação da rota e integrar ainda mais a região que se destaca pelo ecoturismo.
“Integrando a região turística denominada Encantos do Sul, a Rota da Baleia Franca é um destino de ecoturismo que engloba diversas atividades, além da observação de baleias, destaque para a pesca com auxílio dos botos, que acontece o ano todo e que é a única no Brasil e instituída Patrimônio Imaterial e Cultural de Santa Catarina”.
Continua depois da publicidade
Segundo a Secretaria de Turismo de Laguna, a região já possui a Rota da Baleia Franca, projeto inicialmente desenvolvido pelo Sebrae junto ao trade turístico da região. Porém, toda iniciativa que reforce o turismo da região são válidas.
— O destino Rota da Baleia Franca existe há cerca de seis anos, existe também um projeto nosso para reforçar o destino dentro do roteiro, com foco nos botos que têm o ano inteiro. Mas, tudo que vem para somar é válido. Se souber trabalhar, esse projeto vem para agregar — afirma José Mello, secretário de turismo de Laguna.
> Pantanal: conheça o principal destino de turismo ecológico do país
O secretário destaca ainda que os municípios e a iniciativa privada já têm desenvolvido projetos ao longo dos anos, mas estreitar a relação com a Santur é importante.
— Isso é bom porque os municipios até hoje se desenvolveram e avançaram pelas próprias pernas. Então se tiver uma lei aprovada pelo Estado, os trabalhos já feitos ganham mais força e a relação com a Santur fica ainda mais estreita — diz Mello.
Continua depois da publicidade
Mapa do Turismo de SC
O mapa do turismo de Santa Catarina tem 146 municípios distribuídos em 13 regiões turísticas validadas.
O material é atualizado bienalmente e o Ministério do Turismo homologa e define os municípios por categorias que vão de “A” a “E”. Segundo o governo do Estado, essa categorização é um instrumento para identificação do desempenho da economia do turismo dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro.

Leia também
Floripa é a 3ª capital com maior índice de depressão do país
Câmara conclui votação e aprova projeto que permite ensino domiciliar