A proposta de flexibilização do licenciamento ambiental em Joinville chegou ontem à Câmara de Vereadores. O projeto da Prefeitura, baseado em estudo montado por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente durante o ano passado, prevê distâncias menores para obras perto de cursos d?água em áreas consolidadas. Se aprovados, os novos recuos vão valer tanto para a regularização de imóveis quanto para futuras construções. Desde a década passada, Joinville vem aplicando o Código Florestal na área urbana, com recuo mínimo de 30 metros.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias de Joinville e região.

Caso a proposta passe pelos vereadores, as regras mudam nas áreas consolidadas, ou seja, onde haja pelo menos dois equipamentos de infraestrutura (drenagem, esgoto, abastecimento de água, energia ou limpeza urbana). O critério da densidade demográfica, de pelo menos 50 habitantes por hectare, foi excluído porque boa parte da cidade não se encaixaria na regra. O projeto também seria capaz de reduzir a guerra judicial envolvendo o licenciamento ambiental por causa do Código Florestal.

Recuo menor

Continua depois da publicidade

As principais mudanças estão nos recuos dos cursos d?água, que poderão ser reduzidos para 15 metros em determinadas situações – há um conjunto de exceções nas quais essa distância menor não pode ser aplicada. Em relação aos cursos d?água já canalizados e integrantes da rede de drenagem pluvial, o recuo cai para cinco metros, caso laudo técnico comprove a condição.

Urgente

O Sinduscon de Joinville está defendendo como “urgentíssima” a aprovação do diagnóstico socioambiental, a proposta montada por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e já aprovada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. Para o Sinduscon, a proposta traz “segurança jurídica” e melhora as “condições de desenvolvimento” de Joinville.