O Bom Senso FC elaborou uma proposta para alterar o calendário do futebol brasileiro. O movimento, que surgiu em 2013 com a intenção de sugerir melhorias para o esporte nacional, apresentará a nova ideia em um seminário na semana que vem.

Continua depois da publicidade

Segundo a BBC, a nova proposta tem estaduais de apenas um mês, com sete ou oito datas – de acordo com a região. Os clubes seriam divididos em grupos, como na Copa do Mundo, e mata-matas na sequência. As competições seriam jogadas em junho ou julho.

Para proporcionar calendário cheio aos clubes pequenos, seria criada uma Série E com 430 clubes divididos regionalmente. As Séries A (20 clubes), B (20 clubes), C (20 clubes) e D (40 clubes) não teriam alteração no formato de disputa, mas seriam espaçadas entre fevereiro e o início de dezembro. Os campeonatos seriam custeados pela CBF.

A ideia é que nenhum clube atue menos de 30 ou mais de 70 vezes na temporada. O mês de janeiro ficaria livre para a pré-temporada dos clubes, que também teriam tempo para excursões internacionais.

Fernando Prass, representante do Bom Senso FC, apresentou a proposta ao Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em reunião nesta segunda-feira. A CBF ainda não se manifestou – o que deve ocorrer apenas depois da apresentação oficial da proposta do movimento de jogadores.

Continua depois da publicidade