Imagine que você tem uma necessidade pessoal e, na garagem da sua casa, desenvolve um equipamento que atenda a esse desejo. Porém, mais do que resolver um problema, a solução criada por você se torna um produto que atenda a um nicho de mercado e, poucos anos depois, seja a origem de uma empresa líder no segmento e de uma marca conectada emocionalmente aos clientes.
Continua depois da publicidade
Essa é a realidade da Guará Acessórios, empresa com sede na cidade de Palhoça e que produz baús para motos. A Guará completou sete anos de fundação em setembro e já superou a marca de 10 mil clientes atendidos e é a maior empresa do Brasil em fabricação artesanal de baús de alumínio para motos de aventura, conhecidas como Big Trail.
Autoridade no mercado, a Guará já está na sétima atualização do projeto do baús em sete anos de existência – a última foi lançada durante o mês de setembro. Já são mais de 14 mil baús produzidos desde a fundação, e a fábrica tem um potencial de produção superior a 350 baús por mês.
Do desejo pessoal à visão empreendedora
A Guará Acessórios surgiu de um desejo do fundador, Guaraci Lemos. O empresário, hoje com 76 anos, já comandava uma empresa que fabricava produtos em acrílico. Boa parte da produção acontecia nessa pequena empresa e também na garagem de casa.
Com espírito aventureiro e apaixonado por viagens, Guaraci precisava de um baú maior para a moto que lhe acompanha em alguns destinos pela América Latina. Foi quando decidiu usar a estrutura da empresa da família para suprir essa necessidade e produzir o baú que lhe atendesse.
Continua depois da publicidade
O projeto foi tão bem executado que rapidamente se espalhou, especialmente entre os amigos de Guará – apelido de Guaraci e que posteriormente se tornou o nome da empresa líder em baús artesanais para motos big trail. Em pouco tempo, já eram mais de 30 clientes atendidos de maneira informal. Foi quando Guará percebeu a oportunidade de empreender.
Aportando recursos próprios, estruturou e fundou a Guará Acessórios ao lado do amigo Luiz Telmo. Hoje, a empresa é a maior fabricante de baús artesanais do Brasil.
Gestão familiar
Quem visita a Guará logo percebe o ambiente acolhedor e amigável. Isso se explica pela gestão familiar, marca da empresa. Filhos, irmãos, sobrinhos e amigos próximos à família de Guaraci fazem parte da equipe que construíram e mantêm a empresa funcionando e se destacando cada vez mais no mercado.
A Guará Acessórios conta hoje com cerca de 30 funcionários, sendo seis deles membros da família do fundador e atuando em posições de liderança. Por exemplo, a filha de Guaraci, Janaína Biachi, é a diretora comercial e sócia da empresa, assim como o sobrinho Marcelo Lemos, sócio que comanda a parte administrativa e financeira. O irmão Paulo Roberto Lemos coordena o setor de produção.
Continua depois da publicidade
Além da relação profissional, o ambiente da Guará repassa o aconchego familiar. Um exemplo é que no último sábado de cada mês a fábrica é aberta para visita dos clientes, que podem acompanhar cada etapa do processo de produção e se atualizar sobre as novidades dos produtos e serviços da empresa, que faz questão de criar uma relação de proximidade com os clientes e parceiros.
No dia 28 de setembro, sábado, a empresa fará a comemoração dos sete anos em um dia que conta com programação especial: choripan, chopp, música ao vivo e, claro, muita conversa e bate papo sobre os baús artesanais e como eles ajudam a garantir uma aventura segura e divertida, independente do destino.
Esses encontros também geram novas oportunidades de negócios, novos clientes e novos grupos de amizades – aventureiros que se conhecem e se conectam em busca de uma experiência de vida.
Estilo de vida
A Guará Acessórios surgiu para atender a um desejo pessoal oriundo do estilo de vida do fundador: as viagens e aventuras a bordo de uma motocicleta por diversos destinos do Brasil e da América do Sul. Esse hábito, que tem se tornado cada vez mais comum para um número cada vez maior de pessoas, proporciona experiências marcantes e memórias inesquecíveis, especialmente através do contato extremo com a natureza e do conhecimento de novas culturas.
Continua depois da publicidade
Um dos exemplos é que o Guará esteve, no início de 2023, aos 75 anos de idade, em uma viagem com um grupo de amigos para Ushuaia, cidade da Argentina conhecida por estar localizada no extremo sul do mundo. Uma aventura de milhares de quilômetros e de uma variedade sem fim de climas, relevos e paisagens naturais.
A viagem não foi apenas para diversão: foi para testar uma das atualizações nos baús da Guará, além de outros acessórios, já que o fundador acompanha todo o processo de desenvolvimento e produção e faz questão de testar os protótipos.
Proporcionando segurança
Um dos focos dos baús fabricados pela Guará é garantir segurança aos clientes para que eles possam ter uma experiência positiva e trazer apenas boas memórias das aventuras e viagens com suas motos big trail.
Os baús, feitos em alumínios, não quebram em caso de quedas ou batidas, evitando que, em caso de acidentes, os clientes não percam os pertences ou não passem por maiores dificuldades para carregar os itens pessoais – já que caixas de plástico ou outros materiais costumam ceder em situações parecidas. Os produtos também são forrados internamente e soldados por completo, além de serem impermeáveis.
Continua depois da publicidade