A duas semanas do primeiro turno das eleições presidenciais na França, começa oficialmente nesta segunda-feira no país a propaganda eleitoral, que vai até o dia 21 de abril. As emissoras de rádio e televisão são obrigadas a dar o mesmo tempo de exposição para os dez candidatos que concorrerão no primeiro turno, no dia 22 de abril, independentemente da participação dos partidos no Parlamento.
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Os principais candidatos à Presidência da França são o atual presidente Nicolas Sarkozy, que tenta a reeleição, o socialista François Hollande, a candidata da extrema direita, Marine Le Pen, o candidato dos partidos de centro, François Bayrou, e Jean-Luc Melanchon, da extrema esquerda. Um grupo de 17 pessoas da agência pública que controla o setor do audiovisual vai monitorar as atividades das emissoras, verificando se respeitam a legislação eleitoral.
A partir de hoje, os eleitores conhecerão as produções elaboradas pelas equipes dos candidatos. As produções serão veiculadas de acordo com a ordem determinada por sorteio nas mídias audiovisuais francesas. Os candidatos terão entre um minuto e dez segundos, no mínimo, e três minutos e 30 segundos.
Nas ruas, a propaganda também segue normas rigorosas estabelecidas pelo Código Eleitoral. Os candidatos só podem colar dois cartazes em cada um dos painéis espalhados nas cidades pelas prefeituras. O material deve ter exatamente o tamanho determinado pelas autoridades, precisa ser igual em todas as regiões do país e não pode ter as três cores da Bandeira Nacional (branco, vermelho e azul) ao mesmo tempo.
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Os programas de televisão e rádio não terão confrontos direto entre os candidatos. Porém, especialistas apostam que no segundo turno será impossível evitar os confrontos entre os adversários políticos.