Seis dias é o que resta para o eleitor escolher nas urnas o 38º prefeito de Blumenau e os 15 vereadores que representarão a cidade pelos próximos quatro anos. São 204 candidatos ao Legislativo e quatro chapas à majoritária disputando a preferência de 230.064 eleitores.
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Nesta semana, a campanha deve ficar mais tumultuada. Com isso, a Justiça Eleitoral pede ao eleitor fique atento aos abusos e aos partidos que cumpram a lei. O professor da UFSC e cientista político Julian Borba alerta que a tendência, agora, é o acirramento dos ânimos, tanto no corpo a corpo quanto nos programas de rádio e televisão. Explica que a fórmula para intensificar a abordagem nos últimos dias de campanha varia conforme o perfil dos candidatos e das estratégias das coligações.
O especialista compara este a outros pleitos e lembra que Twitter e Facebook são ferramentas passíveis de exploração para divulgação de propostas. As opções seguir e curtir são as grandes novidades da eleição, opina. Os prefeituráveis de Blumenau já definiram as apostas.
Confira aqui as regras para a finaleira da campanha eleitoral em Blumenau
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A maioria vai priorizar bandeiraços, almoços ou jantares, reuniões e caminhadas. Ana Paula Lima (PT) vai intensificar os encontros com associações de moradores. Uma agenda foi montada e vem sendo desenvolvida com acompanhamento nas redes sociais. Jean Kuhlmann (PSD) investirá no corpo a corpo com o eleitorado. Napoleão Bernardes (PSDB) montou um cronograma de atividades baseado em visitas ao Centro e aos bairros Velha e da região Norte. Osni Wagner (PSOL) também acredita que o corpo a corpo é o melhor caminho para conseguir votos.
A promotora da 3ª Zona Eleitoral, Monika Pabst, considera a campanha tranquila até aqui. Foram poucos os procedimentos jurídicos quanto à propaganda. Mas alerta que, nesta etapa final, vale dobrar o cuidado com o respeito às normas estipuladas pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Monika lembra ainda que uma portaria do Ministério Público Eleitoral impede a distribuição de santinhos no dia da eleição. O objetivo é evitar o que aconteceu no primeiro turno da eleição em 2010, quando as calçadas próximas aos colégios eleitorais ficaram tomadas por panfletos de candidatos.
Nesta semana, termina também o período para propaganda em algumas plataformas. Os programas no rádio e na televisão acabam quinta-feira. As caminhadas e a distribuição de material de divulgação das propostas é permitido até sábado.
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