O primeiro dia de propaganda eleitoral na campanha para o governo de SC foi marcada de forma geral pelo tom de apresentação dos candidatos aos eleitores. O clima morno e por enquanto sem ataques ou críticas a outros candidatos predominou nos primeiros programas.
Continua depois da publicidade
O horário eleitoral em bloco foi ao ar pela primeira vez nas Eleições 2022 às 13h desta sexta-feira (26), com os vídeos dos concorrentes ao Senado, a deputado estadual e a governador. Os materiais da disputa a presidente e a deputado federal estreiam neste sábado (27).
Horário eleitoral em SC: veja estratégias de candidatos para buscar votos
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
As propagandas dos candidatos ao governo de SC foram ao ar das 13h15min às 13h25min. Com pouco tempo para se comunicar com o eleitor, a maioria dos candidatos apostou na apresentação pessoal e em relembrar a trajetória política de cada um. Oito candidatos exibiram seus programas. Leandro Borges (PCO) e Professor Alex Alano (PSTU) não têm tempo de TV porque os partidos deles não possuem representantes na Câmara dos Deputados.
Continua depois da publicidade
Confira como foram as propagandas
Jorginho Mello (PL)
O candidato Jorginho Mello (PL) teve a primeira exibição no programa desta sexta. Utilizou o tempo para uma rápida apresentação pessoal em que citou sua trajetória política em cargos como deputado estadual, federal e senador, valores obtidos por meio de emendas durante a atuação nesses cargos. Por fim, citou o problema da fila de espera na saúde de SC e exibiu um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) declara apoio a ele na disputa em SC.
Gean Loureiro (União Brasil)
O programa de Gean Loureiro (União Brasil) foi exibido na sequência. O ex-prefeito de Florianópolis, que tem o maior tempo de TV, fez uma apresentação pessoal mais extensa. Falou da família, da formação e trajetória na vida pública nos cargos de vereador, prefeito, deputado estadual e federal, e até dos dois acidentes que sofreu — o último deles, em 2013. No restante do tempo, citou ações feitas na prefeitura da Capital com imagens de obras e depoimentos de eleitores.
Jorge Boeira (PDT)
O programa de Jorge Boeira (PDT), que 37 segundos na TV, o terceiro menor tempo entre os candidatos, exibiu apenas um vídeo produzido pela campanha. O VT trouxe imagens de várias regiões de Santa Catarina em uma analogia do Estado como uma mãe dos “filhos de SC”.
Odair Tramontin (Novo)
Candidato com o menor tempo de TV ao lado de Ralf Zimmer (Pros) — apenas 16 segundos cada —, Odair Tramontin (Novo) foi franco sobre o pouco espaço na propaganda eleitoral, citou ser o único a não usar recursos do Fundo Eleitoral e convidou os eleitores para acompanhá-lo nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
Carlos Moisés (Republicanos)
O programa do atual governador Carlos Moisés (Republicanos) também apostou em um material de apresentação do candidato. O vídeo relembrou a absolvição nos processos de impeachment e ações como a venda do jato do governo de SC no início do mandato. Citou também ações à frente do governo, como a redução da dívida, o aumento de leitos de UTI e a aquisição de armas para a polícia. As falas de Moisés sobre esses atos no governo foram em vídeos em casa, na rotina com a esposa e em tarefas domésticas.
Décio Lima (PT)
O programa de Décio Lima (PT), que tem o segundo maior tempo da campanha em SC, com 2 minutos e 12 segundos, abriu com um vídeo do ex-presidente Lula declarando apoio à candidatura do petista. Em seguida, a candidata a vice, Bia Vargas (PSB), apareceu em rápida fala defendendo o respeito aos direitos das mulheres. Foi a única vice já apresentada no primeiro dia de propaganda eleitoral. Na parte final do programa, um VT com imagens aéreas de regiões do Estado trouxe um texto narrado por Décio, afirmando que as paisagens do Estado “não são de esquerda, nem de direita” e encerrando com uma frase que deve ser um dos motes da campanha: “É só você querer”.
Esperidião Amin (PP)
O programa de Esperidião Amin (PP) iniciou com o candidato prometendo uma propaganda “sem superprodução” e “sem campanha cinematográfica”. O vídeo exibiu relatos de eleitores citando ações ações de Amin no período de governador, como a rodovia na Serra Dona Francisca, em Joinville. Em vídeo falando com o eleitor, encerrou repetindo a frase “nós sabemos fazer”, que também deve ser explorada no decorrer da campanha.
Ralf Zimmer (Pros)
O programa de Ralf Zimmer (Pros), que também tem o menor tempo, com apenas 16 segundos, mencionou apenas a defesa de ferrovias nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste para o desenvolvimento de SC.
Continua depois da publicidade
Leia também
Empresário de SC está entre maiores doadores de campanhas no país
Advogados de SC divergem sobre operação com aval do STF contra empresários bolsonaristas
Simone Tebet participa nesta sexta-feira do Jornal Nacional; veja como assistir