Termina nesta quinta-feira (29) o horário destinado para a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na nelevisão do primeiro turno das Eleições 2022. As últimas peças publicitárias vinculadas serão destinadas à campanha de presidente e deputado federal. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A propaganda na TV e no rádio teve início em 26 de agosto. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, o horário era destinado para vínculação de programas para senador, deputado estadual e governador. Já na terça, quinta e sábado, era a vez dos candidatos à Presidência e deputado federal. 

Ao todo, foram 36 dias de veiculação das peças publicitárias. No rádio, as propagandas eram exibidas das 7h às 7h25min, e das 12h às 12h25min. Já na TV, os programas ocorriam das 13h às 13h25min, e das 20h30min às 20h55min. 

As emissoras de rádio e televisão também tiveram que reservar, durante o período, de segunda a domingo, 70 minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita em inserções de 30 e 60 segundos. 

Continua depois da publicidade

Neste ano, houve mudanças nas regras de veiculação das propagandas eleitorais, já que foi exigido o cumprimento da chamada cláusula de barreira para os partidos terem acesso ao tempo de rádio e TV. Ou seja, as legendas tinham que, necessariamente, ter eleito deputados nas eleições de 2018. 

Caso ocorra segundo turno, a veiculação das propagandas eleitorais retorna no dia seguinte ao primeiro turno, em 3 de outubro, e segue até o dia 27, três dias antes do pleito. 

Saiba tudo sobre as Eleições 2022 no vídeo:

Leia também: 

Título de Eleitor Digital tem data limite para ser emitido nas Eleições 2022

Justiça Eleitoral reforça alerta sobre sujeira nas ruas; veja valor da multa e como denunciar

Pode beber em Santa Catarina no dia das Eleições 2022? Entenda a decisão