A partir deste domingo, candidatos a deputado, governador e presidente já podem começar a fazer campanha política. Com isso, ruas e avenidas das cidades devem ganhar aos poucos a companhia de cavaletes com propaganda e a presença cada vez mais constante dos candidatos (veja lista de nomes à presidência, ao governo do Estado e os candidatos a deputado de Santa Maria no quadro abaixo, à esquerda). Mas, nas eleições deste ano, a Justiça promete ações rigorosas para combater dois problemas que se repetem: propaganda irregular e acúmulo de lixo.
Continua depois da publicidade
Por isso, é bom ficar atento a algumas condutas que devem ser verificadas pelos partidos políticos, e que podem ser alvo de denúncia em caso de irregularidade. Pela lei eleitoral, a propaganda deve observar algumas regras (veja detalhes abaixo). Nós próximos dias, o juiz eleitoral deve fazer uma reunião com os diretórios partidários de Santa Maria para tratar dos detalhes do pleito na cidade.
Um dos pontos a ser discutido é referente ao uso ou não dos cavaletes com propaganda pelos. No mês passado, alguns partidos políticos sugeriram que os candidatos não usassem essa ferramenta de publicidade na campanha no município. O assunto, que quase ensaiou um acordo entre algumas siglas, parece ter sido deixado de lado e, talvez, não seja levando adiante.
Continua depois da publicidade
Eleitores que não justificaram têm de conferir sua situação
A Justiça Eleitoral pede que o eleitor que deixou de votar nas últimas eleições fique atento. Se houve falta em três pleitos, o título já pode estar cancelado e não será possível votar este ano. O documento só poderá ser regularizado após novembro, já que o prazo encerrou.
Quem foi convocado para ser mesário e não quiser participar da eleição deve procurar o cartório eleitoral de Santa Maria (Avenida Medianeira, 2.053), das 12h às 19h, para informar-se como proceder em relação ao caso. Quem quiser trabalhar na eleição e não foi convocado pode se inscrever como voluntário no site do TSE.