A falta de médicos em alguns períodos das escalas dos três Pronto-atendimentos de Joinville (Sul, Norte e Leste) levou a Secretaria da Saúde de Joinville a montar uma escala alternativa de atendimento, com prioridade para os casos de urgência e emergência.

Continua depois da publicidade

A partir deste sábado até o próximo dia 3, os pacientes que procurarem um PA poderão, eventualmente, ser encaminhados para outro em função da falta de médico. Segundo a Secretaria de Saúde, a falta de médicos ocorre devido às férias e solicitações de atestados.

Por falta de concursados para serem chamados, ausência de médicos com contratos temporários ou férias, as escalas dos períodos da manhã, tarde e noite estão sofrendo vazios que serão compensados com o remanejamento entre os PAs.

As especialidades de maior carência são os clínicos e pediatras. Essa situação só será efetivamente normalizada com a aprovação do convênio entre a Secretaria de Saúde e o Instituto Vida de Assistência à Saúde – o projeto tramita na Câmara de Vereadores – e com a realização de concurso, previsto ainda para este ano.

Continua depois da publicidade

Nesse concurso público serão abertas 681 vagas, sendo 169 para a área de saúde. O quadro de especialidade clínicas será reforçado. A estimativa do município é contratar 132 médicos para atuar em 23 funções de especialidades, como geriatria, ginecologia, neurologia e pediatria.

O que é urgência?

São os casos em que, não tratados a tempo, podem levar a uma situação de risco iminente de morte ou perda importante de função. Alguns exemplos: cólicas renais ou abdominais, crises convulsivas, desmaios súbitos, dores intensas no peito, dor de dente, febre alta, intensa falta de ar, intoxicação por medicamentos, alimentos, gases, quadros diarreicos que levam à desidratação.

O que é emergência?

São os casos de situação de risco iminente de morte exigindo intervenção médica imediata. Alguns exemplos: afogamentos, derrames (acidentes vasculares cerebrais), desmaios por descarga elétrica, hemorragias provocadas por arma de fogo ou instrumento pontiagudo, politraumatismos (acidentes de trânsito, quedas).

Continua depois da publicidade

Veja a escala da falta de médicos nos PAs

Sábado (26 de abril)

PA SUL, à tarde

Domingo (27 de abril)

PA SUL, à tarde e à noite

PA LESTE, o dia inteiro

Quinta-feira (1º de maio)

PA SUL, à tarde

Sexta-feira (2 de maio)

PA LESTE, à tarde e à noite

Sábado (3 de maio)

PA NORTE, à noite