Depois de 35 anos de trabalho no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o promotor de Justiça Odair Tramontin encerra um ciclo nesta segunda-feira (25) ao se aposentar da profissão. A data marca o último dia de atuação na Promotoria da Comarca de Blumenau, cidade em que também é pré-candidato à prefeitura nas Eleições de 2024.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Com uma carreira de mais de três décadas, Tramontin ingressou no MP em 1988 após se formar em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1987. Antes disso, ele chegou a prestar serviço como servente de pedreiro, frentista de posto de combustíveis, auxiliar de escritório e comércio para ajudar a custear a permanência em Florianópolis onde estudara.

A faculdade gratuita foi a única alternativa para a família, que não teria condições de pagar a mensalidade em uma universidade privada. Natural de Campo Erê, no Oeste do Estado, Tramontin também ajudava, desde criança, os pais agricultores.

Leia mais: As chances de Odair Tramontin disputar a prefeitura de Blumenau em outro partido

Continua depois da publicidade

Tramontin foi o primeiro coordenador do Grupo de Atuação Especial e Repreensão ao Crime Organizado (Gaeco) de Blumenau, cidade em que mora atualmente e onde já disputou as eleições municipais de 2020. À época, o candidato do Novo recebeu 22,8 mil votos e foi o terceiro mais votado, atrás apenas de João Paulo Kleinübing (24,9 mil) e Mário Hildebrant (68,2 mil).

— Sentirei falta de participar dos tribunais do júri. Mas, algo que tenho orgulho é a certeza de que sempre dei o meu melhor em todos os casos em que atuei, procurando servir à sociedade. A vida é feita de ciclos e este é mais um que se encerra. Hoje é meu último dia no Ministério Público e eu não poderia deixar de agradecer ao povo blumenauense, que tão bem me acolheu em todos esses anos, fazendo com que Blumenau se tornasse a minha cidade, a minha casa — declarou.

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também:

Hacker adolescente que invadia sites públicos vive em Blumenau, revela Fantástico

Mulher morre e homem desaparece após queda de costão em Itapema; buscas continuam