A temporada de liquidações do setor de vestuário está aberta e resistir não é tarefa fácil. As vitrines com anúncios de descontos de até 70% são de fazer qualquer um perder o foco, especialmente as mulheres, tradicionalmente mais consumistas e interessadas em moda. Mas para não comprar itens desnecessários e se arrepender por ter gastado demais, o Sol Diário pegou algumas dicas com a consultora de moda Carolina Bastos e com o economista Ivanir Schroeder.
Continua depois da publicidade
> Confira algumas dicas do que comprar para ficar por dentro da moda <
Peças que não saem de moda são as chamadas coringas e podem ser compradas sem medo. Por isso, encontrá-las em liquidação é o ouro para quem está em busca de pechincha. Entram nessa classe roupas como jeans, calça e camisa de alfaiataria e calçados como a sapatilha.
Mas além dos coringas, Carolina dá dicas de peças que ainda serão tendências nas próximas estações e podem ser compradas sem medo. É o caso dos sapatos sliper, saltos anabela e as ankle boots, as botas na altura do tornozelo que podem ser usadas na meia estação. No que diz respeito a roupas, a modelagem peplun, que dá volume ao quadril, continua em alta no inverno.
– O peplun, que é aquele que lembra os anos 1940, vai continuar em alta. Fica muito bem para quem não tem quadril largo – diz.
Continua depois da publicidade
Em relação a cores, para não errar é sempre bom investir nas neutras como cinza, preto, branco e nude. Os tons de azul também dificilmente saem de moda e caem bem para quase todo mundo. Mas a consultora destaca que no próximo inverno o vermelho e o verde estarão em alta. Assim, apostar em uma calça vermelha é uma tacada certeira, segundo Carolina.
– Durante as liquidações é bom investir em peças que possam ser aproveitadas o ano todo e combinem com o estilo de cada um – explica.
O pretinho básico é sempre uma boa pedida para muitas ocasiões. Quem encontrar um vestido preto para a noite com preço bom pode comprar sem medo.
Moda das ruas
Do mesmo modo que algumas peças continuam em alta, outras vão dar espaço no guarda-roupas. Como o Brasil segue as tendências europeias e lá as coleções de inverno já foram apresentadas, Carolina adianta que a modelagem mullet (com recorte mais comprido nas costas) e os sneackers (espécie de tênis com salto) não devem durar como tendência.
Continua depois da publicidade
– Esses itens podem continuar aparecendo, mas se isso acontecer vão ser vistos mais como a moda das ruas – diz Carolina.