Deixou para comprar ovos de Páscoa em cima da hora? Talvez você passe parte do feriado numa fila de supermercado, mas a tática tem suas vantagens. Tudo porque esse comportamento não só é previsto como contemplado nas estratégias dos principais fabricantes e redes varejistas do Estado.

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Para esta semana, as marcas têm como cartas na manga ofertas de venda casada, do tipo compre um ovo e leve outro, e brindes, enquanto o varejo deve cortar preços nas linhas com saída abaixo do esperado.

A explicação é simples. Até terça-feira, apenas 40% dos estoques das principais redes do Estado tinham saído. Os últimos três dias, culminando com esta quinta-feira, devem marcar o auge das vendas para a data.

O professor de Marketing Estratégico do Ibmec, Frederico Mafra, ressalta que, nos últimos seis anos, a indústria de chocolate tem preferido receber de volta os ovos “encalhados” a concordar com grandes saldões na véspera ou após a Páscoa.

– Este é um produto muito específico, e que tem o caráter de presente. Após a data, ele perde o encanto e as pessoas começam a comparar os preços. Percebem que estão pagando R$ 20 por um ovo de 200 gramas enquanto há barras de chocolate custando R$ 5 – explica Mafra.

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Também não interessa aos grandes fabricantes que os preços baixem demais – especialmente de lançamentos – para não desvalorizar a marca.

A alternativa para fazer o consumidor gastar mais do que o planejado é oferecer um brinquedo extra para as crianças para quem comprar dois ovos ao invés de um, por exemplo, ou oferecer um ovo menor grátis na compra de outros maiores.

O diretor comercial do Bistek, terceira maior rede de supermercados do Estado, Walter Ghislandi, afirma que as promoções começam hoje e vão até sábado. Até o início da semana, 35% dos ovos e 25% das barras de chocolate já haviam sido vendidos.

Mesmo com pouco espaço para corte nos preços, o diretor de marketing da rede Imperatriz, Júlio Lohn, terá algumas cartas na manga.

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Essas ofertas incluem ovos ou caixas de bombom grátis e devem ser anunciadas apenas dentro dos supermercados. No Imperatriz, a semana começou com 40% do estoque vendido, mesmo desempenho do Giassi, segunda maior rede do Estado.

– Sempre vendemos melhor de terça até quinta-feira, apesar de expormos os ovos por 40 dias – diz o gerente comercial Noedir Benfato.

Os três dias são decisivos, diz, porque não é fácil armazenar ovos em casa. Na geladeira, o chocolate tem o seu sabor modificado e, sem ar-condicionado, não suportam o calor.