Serão 74 quilômetros de rodovia duplicada entre a região de Jaraguá do Sul e o Porto de São Francisco do Sul. A obra está dividida em três lotes e deve custar entre R$ 900 milhões e R$ 1 bilhão.
Continua depois da publicidade
Veja como está o andamento de outras nove obras prometidas para a região.
Primeira promessa
A então ministra Dilma Rousseff anunciou a obra em maio de 2008. A ordem de serviço para um dos trechos (o 2.2) foi entregue em 3 de dezembro do ano passado.
Continua depois da publicidade
Principais entraves
O trecho 1, entre o porto de São Francisco do Sul e a BR-101, foi paralisado por decisões judiciais. Um novo processo de licitação deve ser iniciado. O trecho 2.1 está sem entrave significativo.
Situação atual
As obras começaram nesta sexta-feira no lote 2.2, entre Guaramirim e Jaraguá do Sul. A empresa responsável pelo lote 2.1, entre Guaramirim e a BR-101, já se instalou na região.
O que falta
A obra propriamente dita, que deve ficar pronta entre três e quatro anos, ou seja, até o final de 2017.
Continua depois da publicidade
Depende do quê
De um fluxo contínuo de recursos e da manutenção do cronograma de obras.
Nova data para inauguração
Até o fim de 2017 podem ficar prontos os dois trechos finais. O lote entre o porto e a BR-101 está sem prazo determinado.
Contraponto
O governo federal suspendeu a licitação que estava sendo questionada na Justiça e deve lançar um novo edital nos próximos dias. Mas o Dnit no Estado ainda não tem uma data precisa. Quanto aos outros trechos, o governo está agilizando tudo o que é preciso para que as empresas cumpram os cronogramas.