Ainda bem que existem ciclos: dia e noite, mês, ano. A cada novo ciclo, novo ânimo, nova promessa. Mas o que fazer para materializar as novas metas? Se não mudar a forma de agir, o resultado será o mesmo de sempre. Tecnicamente a causa apontada é a falta de foco, ou seja, falta de ação direcionada para concretizar o objetivo.
Continua depois da publicidade
É fundamental entender como está estruturado e como funciona o mundo que vivemos. Sem entender a estrutura funcional, desperdiçamos nossas forças porque utilizamos no lugar errado, na hora errada, de forma errada. É fácil entender a estrutura, agir corretamente e obter resultados positivos.
A primeira providência é mudar a sua atitude em relação a coisas que não pode alterar. Existem coisas que não podemos mudar; coisas que podemos interferir e coisas que somos responsáveis diretos. Considere as coisas que não podemos mudar ou só interferir como cenários da vida.
A segunda é manter a distância certa para não entrar em rota de colisão, não criar desarmonia. A desarmonia leva a resultados destrutivos e à perda de tempo e energia para arrumar a encrenca. Assim, a regra é: “custe o que custar mantenha a harmonia, o equilíbrio”.
A terceira providência é seguir o centro. As pessoas sem um lar, uma família, sem a figura de um centro ficam perdidas. Dê um jeito de encontrar um centro de equilíbrio espiritual, encontrar o foco no “Eu”.
Continua depois da publicidade
A quarta e a mais importante é comandar a si, não dispersar a energia em coisas inúteis. Fatos e acontecimentos são como ondas que se formam quando atira uma pedra na lagoa. O tamanho da pedra define o tipo da onda que se forma: calmo, agitado, construtivo ou destrutivo. O mundo exterior é reflexo do mundo interior. O mundo interior é formado pelos pensamentos gravados. Pensamentos são formados de palavras.
A palavra cria. As pessoas em geral desconhecem ou desprezam o poder criador da palavra, por isso falam inutilidades e criam fatos e acontecimentos inúteis. Não há ação sem pensamento. Não há pensamento sem o uso da palavra. O uso da palavra correta leva ao resultado correto. Sem pensamento, sem ação, sem resultado. Pensamento errado, ação errada, resultado indesejável. Palavra certa, pensamento correto, ação direcionada, resultado positivo.
A forma de comandar a si é pela utilização de palavras corretas diariamente. É uma batalha de longa duração, mas se quiser cumprir a promessa, é a mudança a fazer. Criar novos hábitos, regravar, substituir tudo que foi gravado ao longo de vários anos exige decisão, determinação e dedicação. Que tal iniciar com: “Eu sou saudável, eu sou forte, eu sou capaz de realizar qualquer coisa com êxito e perfeição”? Certamente, as suas chances de cumprir promessas e realizar sonhos será muito maior em 2014.