Com custo de R$ 40 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o prolongamento da Rua Humberto de Campos será entregue aos moradores de Blumenau hoje. A partir das 18h será possível transitar pela nova rua na região do bairro da Velha, que começou a ser construída quatro anos atrás e tinha prazo inicial de entrega em 2016, mas conviveu com atrasos nas desapropriações ao longo dos dois quilômetros de extensão.
Continua depois da publicidade
O prolongamento sai da Rua Marechal Deodoro e vai até a Rua General Osório, em uma nova conexão rápida para os motoristas que querem ir da área central até a região dos bairros Velha, Passo Manso, Salto Weissbach e Água Verde. A nova via tem seis pistas – três em cada sentido – e um viaduto principal na altura da Rua Londrina, que vai servir de retorno principalmente para quem transita pela Rua Marechal Deodoro. Haverá apenas um semáforo, no cruzamento com a Rua Antônio Hafner, e no entroncamento com a Rua General Osório, as vias Joaquim Nabuco e Tóquio formarão uma grande rótula com a Humberto de Campos.
Obras fazem parte do pacote de mobilidade
A obra do prolongamento é considerada pela prefeitura uma das mais importantes no trânsito da cidade e vai formar um sistema de tráfego após o fim da obra de readequação da Rua General Osório (que vai ganhar uma pista reversível) e da duplicação da Rua Humberto de Campos, entre o Terminal da Proeb e a Rua Marechal Deodoro. Todas as obras fazem parte de um pacote de mobilidade com o BID, sendo que a do prolongamento foi a primeira aprovada com o banco internacional até então.
Algumas alterações no trânsito da região, como a mão dupla em um pedaço da Rua João Pessoa e as mudanças nos arredores do Terminal da Proeb, tem a ver somente com a obra de duplicação e seguem sem alteração.
Continua depois da publicidade
Antes da abertura para os carros, o prolongamento da Rua Humberto de Campos terá uma programação cultural para o público conhecer a nova via. Hoje, a partir das 11h, haverá uma Rota de Lazer no local e uma série de atividades culturais, entre shows e apresentações artísticas. A tradicional Feirinha da Servidão, que ocorre no Centro da cidade, também ocorrerá na via e a prefeitura vai levar alguns serviços, como o Procon Móvel, a Kombi da Leitura e atividades da Faema, Secretaria de Saúde e outros órgãos para o local.
Cultura também está presente no viaduto
Através de uma ação da Fundação Cultural em parceria com artistas da cidade, as paredes dos viadutos ao longo da nova via ganharam murais de grafite temáticos que também serão apresentados pela primeira vez à comunidade. Um pequeno trem do Parque Vila Germânica estará no local para levar os moradores pelo novo trajeto. Ao fim do evento, às 18h, a rua será liberada para o trânsito dos veículos.
Programação
Confira a seguir a agenda cultural da Rota de Lazer que marcará a inauguração da obra:
11h às 11h30min: Apresentação do Coral Pró-família
11h30min às 12h: Ato de entrega oficial
12h às 12h20min: Dança do ventre da Terceira Idade
12h20min às 13h20min: Aulão de alongamento e ginástica
13h20min às 14h: Apresentação de jiu jitsu – criança e adolescente
14h30min às 15h15min: Banda Flame – Bola de Neve Church
15h15min às 16h: Banda da Cruz Azul
*O palco será montado no trecho inicial da obra, depois da Rua Marechal Deodoro, entre a ponte e o primeiro viaduto.
Ficha da obra
Prolongamento da Rua Humberto de Campos
Extensão: 2,04 quilômetros
Data de início: 03/04/2014
Previsão inicial de conclusão: abril de 2016
Valor: R$ 40 milhões