No quarto bloco, candidato pergunta para candidato, com temática livre. Por sorteio, Cesar Souza Junior começou perguntando sobre a Tarifa Zero, porque não fizeram em oito anos e como financiar sem aumentar o custo da passagem.

Continua depois da publicidade

Gean Loureiro disse que é um projeto responsável e de coragem. Afirmou que o Tribunal de Contas do Estado tem parecer favorável de usar recursos das multas na tarifa. Com recursos da publicidade, multas e estacionamentos vai criar o Fundo Municipal de Transporte para subsidiar o transporte.

Cesar disse que Gean precisa estudar melhor o tema, porque o Código Nacional de Trânsito proíbe o uso de recursos de multas para subsidiar tarifa. Gean disse que provavelmente veio com a réplica pronta, porque não ouviu a resposta. Explicou que estudou as decisões do TCE e que sabe como fazer.

Na sequência, Gean perguntou por que o adversário defende a eleição direta para diretor de escola se isso já acontece? Cesar disse que seu propósito é melhor a educação e, para isso, melhorar o gestor. Afirmou que vai valorizar, capacitar os servidores e exigir plano de metas do diretor de escolas.

Continua depois da publicidade

Gean criticou Cesar por ficar um programa inteiro defendendo a eleição para diretor, se o problema ocorre no governo do Estado. Gean disse que Cesar promete o que já tem. Cesar destacou que que tem indicação política sim na indicação nas escolas e que não se valoriza os diretores. Segundo ele, a prefeitura vai aprimorar o processo de eleição de diretores.

Cesar disse que Gean “se gaba” de ter aprovado uma lei que aumenta de 25% para 30% os investimentos em educação e perguntou se a prefeitura cumpre esta lei.

Gean respondeu que cumpre, tanto que a rede de Florianópolis tem a melhor merenda escolar, cumpriu a meta do Ideb e melhorias nas escolas. Segundo ele, isso representou R$ 180 milhões a mais de investimento em educação.

Continua depois da publicidade

Cesar apresentou dados do Ministério da Educação e disse que os investimentos foram de 27,99% em 2011 e cerca de 28% neste ano. O que representaria R$ 21 milhões a menos, o que poderia construir 10 creches. Gean disse novamente que o oponente estava enganado e que os dados foram auditados pelo TCE.

Na sequência, Gean questionou o fato de Cesar falar tanto em creches, mas não se posicionar contra a decisão do Governo de Estado em transformar uma escola em gabinetes da Assembleia.

Cesar respondeu que Gean estava mal informado, porque ele participou de diversas reuniões na comunidade e que, ao contrário de Gean, não tem vergonha de assumir sua ligação com o governador Colombo, como Gean também não deveria ter problemas de ser ligado ao ex-governador Paulo Afonso Vieira, que se encontra presente.

Continua depois da publicidade