Em Joinville o empréstimo de livros sofreu impacto positivo com a reforma e reativação da sede da Biblioteca Municipal Rolf Colin, que no período de quase três anos funcionou em local provisório no bairro Anita Garibaldi devido à queda de parte do forro do antigo prédio. Desde que o atendimento voltou para o imóvel de origem, no Centro da cidade, em novembro do ano passado, a procura aumentou. Nos quatro primeiros meses deste ano, a unidade já registra mais da metade do que foi alcançado em 2013 e quase o total de 2011 e 2012.
Continua depois da publicidade
De acordo com a coordenadora, Juciana Bittencourt da Silva, a revitalização do espaço tem ajudado a atrair mais leitores.
– Só não temos mais empréstimos porque nos falta novas aquisições para o acervo. Há muita procura de lançamentos que ainda não dispomos – avalia Juciana.
Para estimular a leitura dos 46 mil volumes que lotam as novas prateleiras, a equipe da biblioteca realiza projetos de incentivo que atingem desde crianças até a terceira idade. A contação de histórias aos sábados, a cada 15 dias, é o evento com maior número de participantes. O encontro de crianças acompanhadas dos pais e professores lota a sala do setor de leitura infantil, que chega a receber até 300 pessoas.
Continua depois da publicidade
A iniciativa Garrafa da Leitura, sempre às quartas-feiras, com turmas de escolas do Ensino Fundamental convida os alunos a conhecerem pessoalmente escritores locais. A obra apresentada pelo autor segue em uma garrafa para a escola e deve ser devolvida com trabalhos feitos a partir da experiência literária. Para a terceira idade, a biblioteca oferece uma sensibilização com atividades que envolvem oficinas de artes, palestras educativas e até exercícios físicos.
Leia mais: