Oficializada a vinda da BMW para SC, os projetos da montadora avançam para a contratação de funcionários e de empresas fornecedoras de serviços _ que envolvem desde setores como a construção civil, para erguer a fábrica, até a automação remota, atividade desenvolvida pela área de TI.

Continua depois da publicidade

A gerente sênior de relações governamentais da BMW, Gleide Souza, afirma que a montadora trabalhará com seus parceiros globais, mas que as empresas catarinenses são preferenciais para a contratação de serviços.

_ Existe uma predisposição da empresa para buscar fornecedores na região. Se for de SC, melhor ainda. Em 2009, antes da fábrica no Estado, realizamos um encontro em São Paulo com empresas preferencialmente de capital brasileiro como potenciais fornecedores da BMW _ lembra.

A política da montadora se estende para a contratação dos funcionários que vão trabalhar na fábrica. A intenção é que a maioria dos profissionais seja catarinense. Dependendo do cargo conquistado, o profissional vai ser treinado na Alemanha ou em uma das plantas da BMW fora do país, além de participar das atividades no centro de treinamento construído em Joinville.

Continua depois da publicidade

As obras de terraplanagem no terreno em Araquari foram autorizadas pela prefeitura do município, mas a construção da montadora ainda depende de licenças ambientais. Conforme a Fatma, a Licença Ambiental de Instalação (LAI) da fábrica poderá sair em até sete meses.