O projeto Vizinho Solidário existe em sete bairros de Blumenau, mas é no Badenfurt onde está mais avançado, segundo o agente da Polícia Civil, Antônio Fernando das Neves Filho.

Continua depois da publicidade

– No bairro já há reunião de treinamentos e placas espalhadas em muitas ruas. Outros ainda estão em busca de locais para reunião, mas há interessados em todos os bairros. Na Escola Agrícola há locais que nem querem uma visita da polícia, apenas nos avisam que têm um movimento semelhante e que estão organizados – conta.

Leia mais

:: Vizinhança se une contra a insegurança em Blumenau

Para o advogado penal Rodrigo Novelli, coordenador da comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Blumenau, projetos como este reforçam o pensamento de que a segurança pública não é restrita ao trabalho policial.

Continua depois da publicidade

– A comunidade pode e deve exercer esta sinergia para combater a criminalidade e o Vizinho Solidário só vem reforçar e trazer mais uma ferramenta para o cidadão se sentir mais protegido. E dificultar o avanço da criminalidade – reforça.

Novelli ressalta que a partir do momento que as pessoas conhecem quem reside nas redondezas a sensação de segurança é maior, além do fato de conhecer o vizinho se tornar um porto seguro em uma situação de emergência.

O projeto

O projeto Vizinho Solidário foi implantado há 13 anos em Blumenau, mas não teve continuidade. Como proposta do Fórum Municipal de Segurança Pública, ele ressurgiu em agosto de 2014 e hoje existe em sete bairros, mas tem participação intensa no Badenfurt, com mais de 2 mil participantes. Quase sem custo, os moradores precisam investir apenas nas placas, que custam R$ 5, e em apitos, encontrados à venda por até R$ 2, além de participar de reuniões mensais.

O objetivo é promover a integração dos vizinhos para formar um vínculo de cooperação. Quando veêm algo suspeito, informam o grupo e, se necessário, acionam a Polícia Civil e a Polícia Militar.

Continua depois da publicidade