– Quanto será que pesa esta melancia? – questiona a professora Maria Salete Altieri Pollezi na frente da classe antes de pesar a fruta.
Continua depois da publicidade
– 10, nove, 50 quilos? – respondem prontamente os 25 alunos do 3º ano matutino da Escola Básica Municipal Anita Garibaldi, na Itoupava Central, em Blumenau.
Eleita a fruta favorita pela turma no início de 2014, a melancia é protagonista do Melancimática, projeto que virou referência em inovação e foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) para ser exibido na TV Escola. O episódio foi ao ar no mês passado como uma experiência de sucesso no ensino da matemática no Brasil.
::: Especialista fala sobre importância de iniciativas inovadoras na educação
Assim como livros, lápis de cor e cadernos, a fruta virou material escolar. É usada no ensino das operações em conceitos de massa, peso, noções de fração durante o corte dentro da sala de aula e até mesmo para reforçar a importância da alimentação saudável, na hora da degustação. Os alunos adoram e a fixação do conteúdo é nítida em poucos minutos dentro da sala de aula.
Continua depois da publicidade
O projeto
A iniciativa nasceu em 2012 e deu tão certo que hoje alunos que estão nas turmas dos 1º e 2º anos aguardam ansiosos para chegar à série em que o projeto é aplicado. Desde o início, 150 crianças foram contempladas pelo Melancimática.
– Ter como foco o aluno e a realidade dele, não passar apenas a teoria, mas tornar as aulas mais atrativas foi o que deu o pontapé inicial ao projeto – explica Maria Salete.
Segundo a professora, tudo teve a participação dos alunos, que votaram na fruta favorita e se envolveram nas atividades. Com o retorno positivo das turmas, o tema foi levado para outras áreas da matemática e em outras disciplinas também.
Um dos maiores incentivadores do projeto foi o coordenador da Secretaria de Educação de Blumenau, Jovino Luiz Aragão. Ele orientou a professora na hora de elaborar atividades e tirar dúvidas sobre a disciplina.
Continua depois da publicidade
– Sempre digo que abstração deve ocorrer no tempo da criança. Cada vez mais a escola precisa se adaptar à realidade do aluno. É importante desafiar os alunos e dar significado aos números – reforça Aragão.
Melancimática online
O projeto também foi destaque na 2ª Feira Nacional de Matemática e foi por meio da divulgação do webfólio, criado nas aulas de informática das crianças, que a produção da TV Escola iniciou contato com a instituição de ensino para gravar o episódio Sua Escola, Nossa Escola – Iniciação Matemática.