Comemorado em 16 de junho, o Dia Internacional da Tartaruga Marinha foi celebrado nesta terça-feira pelo Projeto Tamar, em Florianópolis, com a soltura de uma tartaruga-verde na Barra da Lagoa, no Leste da Ilha de SC. O animal ficou cerca de 15 dias em observação depois de ser capturada por uma rede de tainha. Os próprios pescadores, que mantêm uma parceria com o Tamar, levaram a tartaruga até a sede do projeto.

Continua depois da publicidade

– É uma tartaruga jovem, mas não é possível precisar o sexo e a idade. Ela chegou tranquila pra nós e ficou mais em quarentena mesmo, pra garantir que estava bem para retornar ao mar – conta o executor técnico do Tamar na Capital, Daniel Rogério.

Leia mais notícias sobre o Projeto Tamar

A data escolhida para lembrar as tartarugas marinhas faz referência ao dia do nascimento de um dos mais importantes estudiosos da vida destes animais, o Dr. Archie Carr. Na década de 1950, ele começou a trabalhar na conservação das tartarugas marinhas em Tortuguero, na Costa Rica, e se tornou um dos mais importantes pesquisadores da área. Por meio de seus estudos e escritos, é responsável por grande parte do que se sabe sobre a biologia e o ciclo de vida das tartarugas.

Continua depois da publicidade

Em Florianópolis, a soltura desta terça-feira reforça os números positivos em 10 anos de atuação em Santa Catarina: por aqui, em 2015, a média mensal é de duas tartarugas devolvidas ao habitat natural e, também neste ano, o Tamar alcançou o número de 20 milhões de filhotes soltos sob a proteção do projeto no litoral catarinense.

Inaugurada em 2005, a base da Capital é a única do projeto no Sul do Brasil e a região de Florianópolis foi escolhida porque abriga as cinco espécies, todas ameaçadas de extinção, de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil: verde, cabeçuda, de couro, de pente e oliva. A base atua na redução da captura incidental de tartarugas marinhas pela pesca industrial e artesanal através de um Centro de Reabilitação e um forte trabalho de sensibilização e conscientização dos visitantes.

As visitas ocorrem todos os dias, das 9h30min às 17h30min até dia 20 de dezembro de 2015.. Durante a temporada, o horário passa a ser das 10h às 19h. A entrada custa R$ 10 e R$ 5 para estudantes. O endereço é Rua Professor Ademir Francisco, s/n, Barra da Lagoa. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (48) 3236-2015.

Continua depois da publicidade