– O esporte é um meio para chegar à cidadania. Vamos envolvendo as crianças em atividades e empoderando elas.

Continua depois da publicidade

É assim que Eunice Deckmann, coordenadora do Projeto Missão Criança, define a importância de programas sociais voltados para a área de esporte. No bairro Jardim Paraíso, na zona Norte de Joinville, essa estratégia tem transformado a vida de crianças e adolescentes.

Leia mais informações sobre Joinville e região no AN.com.br

O Missão Criança, mantido pela igreja luterana há 19 anos, começou com um grupo de voluntários e hoje conta com sede própria, equipe de funcionários e 180 jovens matriculados no Projeto Esporte e Superação. Desse grupo, 60 crianças, com idades entre seis e 11 anos, também recebem apoio pedagógico no contraturno escolar e ganham merenda.

Continua depois da publicidade

As aulas de futebol, basquete e handebol começaram mais intensamente há dois anos, pois antes era uma atividade informal. Hoje, são oferecidas atividades de manhã e de tarde, de segunda sábado, ministradas pelo acadêmico de educação física Victor Hugo Massanori da Costa, também morador do bairro.

O projeto esportivo surgiu da necessidade de manter os adolescentes do bairro ocupados e seguros, no contraturno da escola. Conforme Eunice, um grande potencial foi identificado durante as atividades, o que incentivou a entidade a buscar recursos junto ao Fundo Municipal para Infância e Adolescência. A verba foi investida na estrutura e em equipamentos esportivos como bolas, coletes e cones de treinamento, por exemplo.

– Vimos o potencial de meninos que estavam ociosos e vulneráveis. Como os pais trabalham fora, muitos ficavam sozinhos em casa, mas agora podem vir para cá se ocupar e fazer suas tarefas. E temos percebido a evolução no desempenho físico, como equilíbrio e força, quanto na disciplina, respeito e boa convivência em quadra – relata.

Continua depois da publicidade

No projeto há três anos, Camili Padia Moreira, nove anos, escolheu o futebol como esporte preferido e participa de todas as atividades oferecidas. Com o apoio da educadora, ela melhorou o desempenho na escola.

– Já melhorei porque eu nunca tirava dez em português, só seis. Agora já tirei dez – vibra a menina, que prefere a disciplina de matemática.

Thiago William da Silva, de 12 anos, frequenta o Missão Criança há dois anos e conta que mudou o comportamento em casa, depois das orientações que recebeu. O menino afirma que a família procurou a orientação no projeto, que conta com assistente social, educadora e psicóloga. Esse trabalho em grupo tem transformado o cotidiano de Thiago.

Continua depois da publicidade

– Em vez de a gente ficar na rua, viemos para aprender e ser uma pessoa na vida. Hoje, estou melhor do que eu era antes. Futebol é o que eu mais gosto e aqui aprendi a fazer alongamento para quando crescer não sentir dores – conta.

Visitas para conversar e dar apoio

Além do trabalho de terapia em grupo com os jovens, coordenado por um grupo de acadêmicos de psicologia da Univille, as assistentes sociais do Missão Criança visitam as famílias para conversar e oferecer apoio.

Eunice, que é graduanda em serviço social, afirma que a estratégia de escutar essas famílias tem ajudado bastante no desenvolvimento das crianças. Entretanto, para a coordenadora, é necessário que mais entidades e famílias se envolvam em iniciativas que contribuam para o desenvolvimento da juventude, a fim de melhorar os índices de educação e saúde e diminuir o de violência.

Continua depois da publicidade

– Só olhando o nosso entorno, sabemos o quanto falta para que toda criança tenha direito ao que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente. As políticas públicas não chegam, o Estado não dá conta da demanda. Temos boas iniciativas no município, mas elas não são suficientes. Atividades de lazer e cultura fora da escola ainda são poucas – defende Eunice.

As crianças e adolescentes matriculadas no Missão Criança também são estimuladas a buscar formação. Neste mês, elas recebem capacitação sobre ecologia, ministrada por uma ONG de São Paulo e, em setembro, participarão de um curso sobre jovens empreendedores. Interessados em entrar no projeto devem visitar a sede na Rua Crux, 450, no Jardim Paraíso, e buscar a ficha de inscrição.

PARTICIPE:

Para contribuir com o Missão Criança, basta entrar em contato pelos telefones (47) 9657-8131 ou 3903-1827.

Continua depois da publicidade