Os carros elétricos não utilizam combustíveis fósseis como a gasolina ou o diesel, e nem de origem vegetal como o etanol. De forma básica, o funcionamento destes modelos de automóveis utiliza uma bateria recarregável que armazena energia necessária para o motor, e possui um sistema inteligente de gerenciamento de energia.

Continua depois da publicidade

– Os veículos elétricos têm um papel importante na transição energética e são a tecnologia chave para descarbonizar o transporte rodoviário, setor que é responsável por cerca de 1/6 das emissões globais de gases de efeito estufa –, explica o diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto.

Se o crescimento das vendas destes veículos registrado nos últimos anos for sustentado, as emissões de CO2 dos automóveis podem ser colocadas num caminho alinhado com o Cenário de Emissões Líquidas Zero até 2050.

– Com uma frota de mais de 165 mil veículos elétricos (agosto/2023), projeta-se que os carros híbridos e elétricos representem 22% do mix de vendas anual em 2030, e 62% (aproximadamente 2,5 milhões de veículos) das vendas em 2035. A frota cresceu 12 vezes em relação há cinco anos, sendo que 20% desse mercado está localizado na região Sul do país, principalmente nas capitais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e nas cidades da região litorânea -, informa o gerente de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Dangelo Dalla Rosa.

Foi nesse cenário promissor que o projeto Rota Verde ganhou vida. O Sicoob SC/RS vai inaugurar uma série de eletropostos em Santa Catarina para atender os associados e o público em geral no abastecimento de veículos elétricos. Os equipamentos estarão presentes no espaço de estacionamento das agências e de instituições parceiras, com o intuito de fomentar o mercado de mobilidade elétrica e promover uma economia mais sustentável. O primeiro eletroposto começou a funcionar em abril, na agência do Sicoob Crediplanalto, em Navegantes (SC). O projeto pretende instalar 38 estações de recarga em todo o estado de Santa Catarina até o final do ano.

Continua depois da publicidade

Os primeiros pontos, em parceria com a Intelbras, funcionarão de forma plug and play, aberto e gratuito para o público. Basta plugar e carregar o veículo. Posteriormente, está sendo estudado um modelo monetizado.

Segundo o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, o principal objetivo dos eletropostos é simbolizar o posicionamento do Sicoob em um mercado em rápido crescimento, bem como fomentá-lo através da oferta de crédito, alinhado aos objetivos estratégicos de inovação e sustentabilidade.

É inovação para melhorar a qualidade de vida das pessoas e de todo o meio ambiente. O supervisor de Desenvolvimento de Produtos e serviços do Sicoob Central SC/RS, Daniel Abrão Gauer ressalta:

– A iniciativa também está prevista no Eixo de Mudanças Climáticas do Plano de Sustentabilidade que estabelece a criação de linhas com destinação específica para concessão de crédito em condições mais atrativas e com benefícios para negócios classificados como sustentáveis.

Continua depois da publicidade