Ele é simples e tão viciante quanto o jogo da cobrinha nos celulares da década passada. Mas esqueça dos aparelhos telefônicos antigos, ou smartphones, porque o que interessa mesmo é o ioiô, conhecido como o segundo brinquedo mais antigo do mundo. Ainda mais para Robson Júnior, um jovem de 24 anos de cabelos cheios de gel que ganha a vida enrolando o objeto nos dedos e fazendo manobras com ele. Considerado um mestre no que faz, ele desenvolve há dois meses um projeto em Blumenau cujo objetivo é apresentar o brinquedo às crianças nas escolas da cidade.

Continua depois da publicidade

Por incrível que pareça, há alunos que nunca haviam tocado em um ioiô. Popularizado nas décadas de 1980 e 1990 por conta de uma promoção da Coca-Cola, o passatempo perdeu espaço para opções de diversão mais rebuscadas – ao mesmo tempo caras – e novidades tecnológicas. E é por isso que Robson está aqui. Financiado por uma empresa que produz o brinquedo, ele faz as crianças esquecerem por um momento seus tablets com jogos em touch screen para focar seus olhares em um simples objeto enrolado com uma cordinha.

– Não existe malícia no ioiô, e é isso que agrada pais e crianças – conta Robson.

Além de fazer demonstração aos jovens, o mestre também dá aulas gratuitas todos os sábados das 14h às 17h no Norte Shopping, em Blumenau. Uma forma de aproximar crianças e adolescentes de técnicas mais difíceis e diferentes de manusear o ioiô. Manobras que vão do pêndulo até a Torre Eiffel fazem parte do repertório do professor.

– A partir do momento em que a criança deixa o videogame ou o celular de lado para brincar com algo que estimula a coordenação motora e o raciocínio lógico, ela só tem a ganhar. Ela sai do conforto da tecnologia para interagir com algo que só vai trazer benefícios – argumenta o profissional.

Continua depois da publicidade

As aulas com Robson vão até o dia 10 de dezembro, quando um torneio municipal será realizado com as crianças e adolescentes que participaram do projeto nos últimos dois meses. Neste sábado, dia 26, e no outro, dia 3 de dezembro, pais ainda poderão levar seus filhos para aprender algumas técnicas de ioiô que vão muito além de jogar e trazê-lo de volta.

Serviço

O quê: aulas de ioiô.

Onde: Norte Shopping (Rodovia BR-470, 3.000, Salto Norte, Blumenau).

Quando: 26/11, 3/12 e 10/12.

Quanto: gratuito.