Um projeto que começou a tramitar na última sexta-feira na Câmara de Vereadores de Joinville pretende restringir a circulação de caminhões e a carga e descarga nos horários de pico nas principais vias da cidade.
Continua depois da publicidade
O autor da proposta, o vereador Maycon César (PPS), alega que a medida ajudaria a reduzir os congestionamentos em Joinville.
O vereador afirma que estudou os modelos adotados em outras cidades e que o projeto foi baseado nas normas do Conselho Nacional de Trânsito, mas concorda que alguns pontos podem gerar polêmica.
Por isso, quer propor reuniões com o Executivo, com o Ippuj, empresários, lojistas e representantes das transportadoras sediadas em Joinville e região.
– A ideia é discutir o projeto para que a gente possa entrar em consenso sobre o melhor modelo para a cidade – afirma.
Continua depois da publicidade
As restrições serão aplicadas conforme o tamanho dos caminhões, de segunda a sexta-feira. Os que tiverem até 6,3 metros de comprimento, por exemplo, circularão livremente. Já as carretas só poderão trafegar entre 20 e 6 horas.
Estudo no Ippuj
Para Gilson Perozin, gerente da unidade de mobilidade e acessibilidade do Ippuj, a restrição da circulação de caminhões dentro da cidade é necessária. Mas isto deve fazer parte do plano de mobilidade de Joinville, que está em estudo.
– Estamos reunindo todas as informações e trabalhando no planejamento para apontar as principais necessidades da cidade – diz.
Segundo o gerente, o projeto deve ser amplamente discutido, antes de virar regra. Como Joinville concentra algumas indústrias na região central do município, a mudança deve causar impactos logísticos.
Continua depois da publicidade
– Somente a Tupy movimenta cerca de 400 caminhões por dia dentro de Joinville e hoje não há restrições de horário. Por isso precisamos analisar bem a proposta – explica.
Confira o que dizem os principais pontos da proposta:
Permite a circulação para qualquer veículo com até 6,3 metros, com ou sem carga;
Proíbe o trânsito de veículos com eixo simples e até 14 metros de comprimento entre 7 e 9 horas, das 11 às 13 horas e entre as 17 e as 19 horas, de segunda a sexta, incluindo os serviços de mudança e recolhimento de lixo e entulhos individuais.
Permite a circulação de veículos com eixo duplo – truck e carreta, por exemplo – das 20 às 6 horas;
Permite o fluxo de veículos oficiais e/ou que prestem serviços essenciais, como coleta de lixo, além de veículos da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e ambulâncias.
Continua depois da publicidade