O vereador Bruno Cunha (PSB) quer aprovar em Blumenau uma lei sancionada no Estado Rio de Janeiro no Dia Internacional da Mulher. A proposta dele é que homens condenados por crimes previstos na Leia Maria da Penha – que trata de violência contra mulher – não possam ser nomeados para cargos públicos na cidade.

Continua depois da publicidade

Se aprovada, a decisão valerá para todos os cargos comissionados. O projeto foi protocolado na tarde de quinta-feira na Câmara de Vereadores e segue o trâmite interno dentro das comissões até ir para votação no plenário.

Cunha vê na medida uma forma de proteger e conscientizar sobre a problemática enfrentada por inúmeras mulheres em Blumenau.

Neste ano, a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Blumenau registrou 742 casos de violência doméstica até o dia 18 de fevereiro. Em média, foram 15 episódios por dia. No mesmo período do ano passado, foram 499. Saiba onde buscar ajuda:

Polícia Militar

Continua depois da publicidade

– Telefone 190: quando presenciar ou vivenciar algum episódio de violência contra a mulher.

Central de Atendimento para Mulher em Situação de Violência

– Telefone 180: para buscar orientação sobre direitos e serviços públicos à população feminina, bem como para denúncias ou relatos de violência.

Delegacia de Polícia de Proteção a Mulher, Criança e Adolescente

– Telefone 3329-8829: para registrar ocorrência de violência contra a mulher, bem como requerer medida protetiva e iniciar processo contra agressor.