Tramita na Câmara de Vereadores de Joinville uma proposta para instalar um botão do pânico dentro do transporte coletivo urbano que pretende dar apoio às vítimas de importunação sexual. A ideia é colocar o objeto como um dos itens da licitação do transporte coletivo, que deve sair no ano que vem.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville pelo WhatsApp 

O projeto tem a intenção de dar mais segurança para quem usa o transporte coletivo. O botão será colocado dentro do ônibus, em locais estratégicos, para que quando as usuárias se sentirem importunadas, possam acionar e conseguir ajuda imediatamente

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

De acordo com o vereador Adilson Girardi (MDB), autor da proposta, quando o botão for pressionado, uma guarnição da Polícia Militar ou da Guarda Municipal seria acionada.

Continua depois da publicidade

AN 100 anos

— A implantação é de um mecanismo, dentro do ônibus, para que principalmente as mulheres e idosas possam acioná-lo nos casos de assédios sexuais, violência, furtos no interior do ônibus. Só pelo fato das pessoas tomarem conhecimento que existe o botão, acaba inibindo iniciativas voltadas ao crime e ao assédio — disse.

Segundo Maria Aparecida Mendes, usuária do transporte coletivo, situações de importunação sexual já foram presenciadas nos ônibus da cidade.

— Comigo já aconteceu de estar em pé no ônibus e os homens vir e passar por ti, tentar encostar em você, comentários, olhares. Já presenciei o cara tocar na menina. Isso aí é diariamente — relatou.

Homem preso em flagrante suspeito de importunação sexual na última semana

Na última segunda-feira (11), um homem foi preso em flagrante suspeito de se masturbar e assediar mulheres dentro do ônibus em Joinville.

Continua depois da publicidade

De acordo com informação da prefeitura de Joinville, o caso aconteceu na linha 1203, que faz o trajeto entre o terminal do Itaum e o Morro do Amaral. Após os passageiros denunciarem o caso, o motorista parou o ônibus e aguardou a chegada da Polícia Militar, procedimento treinado pelos profissionais das empresas que operam o transporte coletivo na cidade. 

O homem foi preso e encaminhado à Central de Polícia. Ele deve responder pelo crime de importunação sexual.

Com informações da repórter Poliana Rodrigues, da NSC TV Joinville

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Resgate de cachorros-do-mato em SC tem final inusitado: “Natureza seguiu o rumo”

Cidade de SC recebe um dos maiores encontros de motorhomes com quase 500 veículos

Mães lutam por inclusão e acessibilidade com projeto de lei do Cordão de Girassol