Uma iniciativa aprovada pelo Sistema de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) de Joinville propõe a elaboração de projeto arquitetônico e paisagístico para trazer novo significado e utilidade para o Sambaqui do Bairro Espinheiros.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
No total, R$ 54 mil foram destinados para a Associação de Amigos do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (AAMASJ), que neste momento faz reuniões junto à comunidade, para em seguida finalizar o desenvolvimento dos projetos.
Continua depois da publicidade
O Sambaqui Espinheiros II fica numa área urbanizada, conhecida como Vila Paranaense, e tem aproximadamente 10 mil metros quadrados. O local é um sítio arqueológico que guarda materiais do “povo sambaqui”, que habitou a região de Joinville há aproximadamente três mil anos.
Entre as décadas de 1970 e 1980, parte do sítio arqueológico chegou a ser ocupada por moradias. Mas em 1991, 32 casas foram removidas e três recuadas. Além disso, ações de pesquisa e salvamento arqueológico foram realizadas no local.
Agora, a intenção do projeto é providenciar a requalificação do entorno da área arqueológica, contribuindo também para educação patrimonial junto à comunidade, para conscientização da existência e importância do sítio arqueológico nessa região, a partir de um parque.
Os trabalhos coordenados pela Associação envolvem serviços de topografia, arquitetura, paisagismo e comunicação visual. O projeto prevê a instalação de calçada, rampa de acesso ao topo do sítio, trilhas, bancos, áreas de contemplação, áreas de estacionamento, horta comunitária, área de lazer com brinquedos, “campinho”, academia, e iluminação.
Continua depois da publicidade
A previsão é que o projeto seja concluído até fevereiro de 2025, já apontando o volume de recursos financeiros necessários para execução das obras.
Leia mais
Briga de trânsito termina com mulher baleada em Barra Velha
Edital indica 30 cruzamentos de Joinville para semáforos com “tempo real”, confira lista
Saiba como economizar até R$ 68 para encher o tanque em Joinville; veja preço por posto