Foi aprovado nesta quarta-feira em primeira votação na Câmara de Vereadores de Florianópolis o projeto de lei 16.912/2017 que permite que proprietários de animais que tenham jazigos nos cemitérios municipais possam enterrar ali também seus animais de estimação. Segundo o autor da proposta, vereador Tiago Silva, este ato não traria custo para a cidade e ainda ajudaria a preservar o solo e os mananciais que abastecem a rede hídrica do município. Atualmente, os animais são levados para o aterro da Comcap.
Continua depois da publicidade
Atualmente, na Grande Florianópolis, a única opção para o correto descarte dos corpos de animais domésticos é através do serviço de cremação, com preços que variam de R$ 300 a R$ 600 para cães de pequeno e médio porte, segundo o vereador.
Famílias que não têm condições de arcar com a cremação acabam sem ter uma opção adequada para descarte do corpo do animal, e acabando enterrando em seus quintais, terrenos baldios, ou colocando no lixo para coleta pelos caminhões da Comcap.
Porém, qualquer material biológico, seja humano ou animal, quando entra em decomposição, pode causar muitos problemas ao meio ambiente e aos humanos.
Continua depois da publicidade