As aulas de alemão nas escolas municipais de Blumenau estão com os meses contados. Ao menos no formato que é hoje, através do Projeto Plures. O motivo da extinção a partir do ano que vem é a dificuldade de encontrar professores capacitados para o ofício na cidade. A prefeitura garante, porém, que a implementação da Política Pública da Educação Bilíngue deve amenizar a mudança, com 60% das escolas bilíngues até 2024.
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Adriana Marçal da Silva é mãe de dois meninos de 10 e 12 anos, que estudam na escola Alberto Stein, no bairro Velha. Há alguns dias, um deles chegou em casa e contou que as aulas de alemão, oferecidas uma vez por semana, serão extintas.
Insatisfeita com a mudança, Adriana buscou outras mães para, em grupo, tentar entender o que aconteceu. Elas questionaram a Secretaria de Educação, que explicou, por e-mail, que o município tem enfrentado dificuldade em contratar “professores habilitados e/ou com proficiência comprovada na língua para atender as instituições de ensino que têm o referido projeto, o que é acentuado pela falta de cursos de formação inicial em alemão na região”.
— Acho que não é um motivo consistente. Por ser um diferencial, não deveria ser excluído, até pela colonização da cidade, é importante… Não estamos contentes — lamenta Adriana.
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O alemão está no currículo da Educação municipal, mas é minoria nas escolas. Das 46 unidades em Blumenau, 16 oferecem o idioma como opção de língua estrangeira, através do Projeto Plures. O município tem também duas escolas bilíngues, que ofertam o segundo idioma de maneira mais efetiva.
À reportagem, a Secretaria de Educação argumentou que o atual projeto “tornou-se frágil por não assegurar a aprendizagem para todos os estudantes das 16 instituições”. Todos os servidores aprovados nos concursos foram convocados e para suprir as vagas em que não há professor efetivo, a prefeitura faz chamadas periódicas de profissionais que, mesmo sem habilitação plena em Língua Alemã, possuam uma licenciatura e proficiência comprovada no idioma.
A dificuldade de contratação é tanta, seja por falta de pessoas interessadas ou sem os requisitos mínimos exigidos, que a alternativa encontrada foi encerrar o projeto. A Secretaria de Educação ressaltou que o aumento na quantidade de escolas bilíngues nos próximos anos (devendo chegar a 60% em 2024) vai exigir mais professores da área. Nessas unidades, os estudantes aprendem diariamente o alemão desde o 1º ano do Ensino Fundamental.
Criado em 2003, o projeto Plures deixará de existir para ser substituído, aos poucos, pela educação bilíngue. O período de transição, no entanto, é o que entristece quem aprova a disseminação das raízes germânicas nas salas de aula.
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