Será renovado na próxima sexta-feira, no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó, um convênio no valor de R$ 432.650,00, que será repassado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), para o Consórcio Iberê, formado pelos municípios de Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos.

Continua depois da publicidade

A assinatura será às 11h, com a presença da presidente da Casan, Roberta Mass dos Anjos, e do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, além dos prefeitos dos municípios envolvidos. Com o novo recurso, que é anual, o repasse da Casan chegará a R$ 1,6 milhão, segundo a presidente da estatal. Nesse período já foram beneficiadas 423 famílias e recuperados cerca de 300 hectares de mata, o que equivale a 300 campos de futebol.

– É um projeto de grande importância, pois nos ajuda na conservação dos mananciais e mostra aos produtores rurais, que são parceiros, formas de proteger e valorizar cursos d’água que cortam suas terras – disse Roberta.

A iniciativa recebeu em 2019 o Prêmio Expressão de Ecologia, na Modalidade Recuperação de Áreas degradadas, também já recebeu o prêmio Fritz Müller e, em 2012, a ação foi reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente.

O projeto consiste em ações de orientação, educação ambiental, assistência técnica e fornecimento de estacas e arames para que os agricultores possam cercar e proteger as áreas de preservação permanente, permitindo a recuperação da vegetação.

Continua depois da publicidade

A mata ciliar é importante para preservação dos mananciais, evitar o assoreamento e poluição das águas, melhorando sua qualidade.