A magia da contação de história irá invadir diversos lares de Jaraguá do Sul. Desde terça-feira, o Projeto Casulo de História começou a visitar localidades para incentivar jovens e adultos ao hábito da leitura. Ao todo serão 20 apresentações no decorrer deste ano, com programação a ser definida.

Continua depois da publicidade

O projeto virou realidade após a proponente Liana Enke conseguir uma verba por meio do Fundo da Cultura Municipal, com valor de R$ 15,370. A ideia era uma incrementar a programação do Ônibus Biblioteca Móvel – o Casulo -, da Fundação Cultural, que visita mensalmente diversos locais da cidade. O Casulo é um micro-ônibus que foi adquirido por meio da Lei Rouanet, em 2012, com investimento de R$ 350 mil, viabilizado pela empresa Weg. Ele é uma biblioteca móvel equipado com televisão, aparelho de DVD, notebook com acesso à internet e ar-condicionado.

– O projeto de levar os livros até as pessoas já existe. Entretanto, trouxemos a contação de histórias para atrair os futuros leitores. Se gostarem das histórias, será nos livros que irão encontra-las – enfatiza Liana.

Para executar o projeto, a Cia Sandra Baron foi contratada para apresentar as histórias.O espetáculo escolhido foi “Bibelô Encantado” que conta suas histórias a partir dos objetos escolhidos pela própria plateia. Segundo Sandra Baron, a ideia é que o público se sinta parte da apresentação. No repertório, são 35 histórias e por espetáculo são contadas até três.

Continua depois da publicidade

– Eu conto histórias que fazem parte do dia a dia das pessoas. Por isso, a plateia se identifica. Em cada lugar que vou, apresento conforme o público. Direciono os objetos se é mais adulto ou mais infantil – afirma.

Segundo Liana, o projeto é gratuito e aberto para todas as pessoas. No local, os interessados podem fazer a carteirinha da biblioteca e retirar livros. A próxima apresentação será hoje, às 14 horas, na Igreja Católica Estrada Nova. Outras informações e programação na página do projeto: facebook.com/casulodehistorias ou pelo telefone (47) 2106 8708 ou (47) 9121 7886.