Moradores de Itajaí podem começar o ano com um gasto a mais. Um projeto de lei protocolado ontem na Câmara de Vereadores prevê aumento no valor do IPTU. O acréscimo, calculado por uma comissão que reavaliou os imóveis, varia de acordo com a localização. Onde há defasagem de valores, o imposto aumentaria de 30 a 50%. Em alguns casos, o reajuste pode ser ainda maior.
Continua depois da publicidade
– O IPTU está muito defasado em relação ao valor que se pratica no mercado. Mesmo com o aumento, o valor ainda terá que ser muito inferior ao de mercado, porque senão o reflexo seria muito grande – justifica o secretário da Fazenda, Marcos de Andrade.
Há um mês, a prefeitura começou a enviar cartas aos moradores, questionando sobre o valor atual dos imóveis. A resposta à consulta não é obrigatória, mas os dados informados serão comparados com os valores determinados pela comissão de reavaliação para evitar equívocos.
Segundo o secretário, o local onde haverá o maior aumento será a beira-mar da Praia Brava, seguido por vias como a Rua Hercílio Luz, Rua Silva, Avenida Osvaldo Reis, Rua Brusque, Avenida Adolfo Konder, Beira Rio e Avenida Sete de Setembro.
Terrenos mantidos apenas para especulação imobiliária, sem construções, também terão uma incidência maior de imposto, de acordo com Andrade.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade